quarta-feira, 7 de junho de 2017
Ressaltar importância da implementação de uma política que garanta a preservação do patrimônio documental do Estado é o objetivo do Seminário ‘Política de Arquivos para o Estado do Maranhão: legislação e gestão de documentos’, que será realizado de 7 a 9 de junho, no auditório do prédio do setor Administrativo do Tribunal de Justiça (Rua do Egito, nº 144, antiga Assembleia Legislativa). O evento, promovido pelo Arquivo Público do Estado do Maranhão, órgão ligado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), faz parte da I Semana Nacional de Arquivos.

Para a diretora do Arquivo Público do Estado do Maranhão, Maria Helena Espínola, o evento é fundamental por propor a abordagem do cumprimento da Lei 10.487. “Essa lei vai proporcionar a implementação de uma política de arquivo do Estado, trazendo como resultado o fortalecimento da rede das instituições arquivísticas públicas. A mudança que a lei traz é a garantia de que, a partir de agora, a documentação pública receberá um novo tratamento, que terá como consequência a agilidade de acesso às informações e a proteção do patrimônio público documental”, explica Maria Helena Espínola.

Público 

O Seminário, apesar de ter como público de interesse os servidores públicos que trabalham com a documentação produzida, recebida e acumulada nos órgãos públicos estaduais, também está aberto a pessoas de outros órgãos ou instituições que possuem arquivos ou estudam sobre o assunto. 

Semana Nacional de Arquivos - O evento faz parte da programação da I Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, além da exposição “Trajetória do Arquivo Público do Estado do Maranhão, na missão de guardião da memória documental do Estado”, aberta nesta segunda-feira (5), no prédio do Arquivo Público, na Rua de Nazaré. 

Quem visitar a exposição tem a oportunidade de entender melhor como é feito o arquivamento que atende grande número de pesquisadores e representa um importante patrimônio do Estado. Para se ter uma ideia, o Arquivo Público tem sob a sua guarda o maior acervo documental do Maranhão, oriundo da Secretaria do Governo (1728-1914) e suas sucessoras (1914-1991) e dos Arquivos da Polícia Militar e Civil (1828-1976). Possui, aproximadamente, 2km de documentos textuais  dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.

Fonte: Sectur

0 comentários:

Postar um comentário