sexta-feira, 12 de maio de 2017
O Dia Nacional do Reggae, comemorado aos 11 de maio de cada ano, foi o tema do discurso do deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) na Assembleia Legislativa do Maranhão. O parlamentar destacou a importância que a manifestação oriunda da Jamaica tem no Maranhão e anunciou que o governador Flávio Dino (PCdoB) assinará a ordem de serviço para a construção museu do Reggae.

“Sabemos o quanto o reggae tem força em São Luís e no Estado do Maranhão, inclusive para a nossa referência e identidade cultural. A implantação desse equipamento é um gesto importante e assertivo de reconhecimento a um elemento que não podemos negar, é um elemento forte da cultura popular maranhense. Basta frequentar as periferias dessa cidade, os municípios do interior do Maranhão, na Baixada principalmente, e a gente percebe a força e a vitalidade que o reggae tem”, afirmou.

Segundo destacou, o Museu foi uma conquista coletiva dos grupos de reggae no Maranhão e será dirigido, tanto na concepção quanto na implantação, por Ademar Danilo. Para ele, uma pessoa de extrema respeitabilidade, um conhecedor e estudioso que se dedicado, ao longo da sua vida, a esta causa.

“Nada mais adequado do que permitir ao cidadão da nossa cidade e ao turista que nos visita a oportunidade de conhecer a história do reggae, a forma como expressado nas organizações, nas festas, nas tecnologias utilizadas. Enfim, isso em um museu que vai de alguma forma ensinar a importância do reggae para esta e futuras gerações” sublinhou.

À tarde, o deputado Bira participou do 9° Seminário do Reggae e Turismo em São Luís do Maranhão, que, este ano, trouxe o tema ‘Economia solidária e cadeia produtiva do Reggae em São Luís’. Durante o evento, o parlamentar defendeu a criação de um Fórum Maranhense sobre o Reggae.

A assinatura da ordem de serviço acontece às 18h de hoje, na antiga Praça das Crianças - que agora será a Praça do Reggae, na Praia Grande, em São Luís. O evento será marcado pela apresentação de 50 artistas maranhenses. “Aqui fica a nossa homenagem a todas e todos os regueiros, que gostam desse estilo musical, desse estilo de dança e que fazem parte dessa manifestação cultural e de resistência da cultura do Estado do Maranhão”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário