sexta-feira, 12 de maio de 2017
A reitora Nair Portela prestigiou nessa quinta-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Estado, a sessão solene em homenagem ao Dia do Enfermeiro, comemorado, hoje, sexta 12. O evento, realizado por iniciativa da deputada Valéria Macedo, que também é enfermeira, expôs uma reflexão sobre a importância dos profissionais de enfermagem, e outras áreas da saúde e contou com a participação de estudantes, entidades representativas da classe e autoridades. 

A sessão foi presidida pela parlamentar, que discursou sobre os desafios dos profissionais de enfermagem, auxiliares e técnicos, a aprovação da carga horária de 30 horas semanais em nível nacional e estadual, a realização de concursos públicos na área da saúde e fixação do piso salarial.  “Todos os anos temos a sessão solene para lembrar a importância da enfermagem, parabenizar o enfermeiro pelo seu trabalho e refletir sobre nossa situação profissional, o que queremos e precisamos avançar”, enfatizou. < /p>

Participaram  também da solenidade a superintendente de Assistência à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Jamilly Pontes; a secretária-adjunta de Ações e Serviços de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Silvia Cristina; a conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Sônia Cristina Sousa; o presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-MA, Flávio Samuel; e a representante da Associação Brasileira de Enfermagem (Abem), Luana Castro. 

Para a reitora Nair Portela, “é um momento oportuno para debater a situação da categoria, para as questões de remuneração, condições e jornadas de trabalho”. A reitora aproveitou para convidar todos para a Semana de Enfermagem que a UFMA promove com o tema “Boas práticas de enfermagem e a construção de uma sociedade democrática”, ocasião em que os profissionais se reúnem para debates e reflexões de interesse da categoria.

Homenagem no Hospital Universitário

A reitora Nair Portela visitou, nesta sexta, 12 alas, clínicas e centros cirúrgicos do Hospital Universitário da UFMA para cumprimentar e homenagear enfermeiros pelo Dia Internacional da Enfermagem.  Graduada em Enfermagem pela UFMA e doutora em Ciências da Saúde, Nair Portela reencontrou colegas de profissão e carreira e celebrou a data.

“É uma alegria muito grande reencontrar os amigos atuando na área, dando assistência, ensinando, promovendo saúde e fazendo enfermagem. É uma ocasião de muita alegria, pois estamos comemorando o Dia da Enfermagem, que luta pela saúde da população e pela qualidade dos serviços que presta à sociedade”, frisou a reitora.

A gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário, Rita Carvalhal, ressaltou o forte vínculo com a instituição, pois se tornou graduada, especialista, mestra e doutora em Enfermagem pela UFMA. No Dia do Enfermeiro, ela destacou a importância da enfermagem na área da saúde. “Nós sabemos que a enfermagem é a maior categoria de saúde e que está vinte e quatro horas junto ao paciente. O Hospital Universitário é a unidade da Universidade Federal do Maranhão que recebe os alunos não só da enfermagem, mas de várias áreas da saúde para prepará-los para cuidar desses pacientes”, comentou.

0 comentários:

Postar um comentário