terça-feira, 6 de junho de 2017
UFMA participa de reunião com representantes do governo canadense para ampliação do programa de internacionalização

SÃO LUÍS – Estudantes da Universidade Federal do Maranhão podem ganhar, em breve, um novo destino dentro do programa de mobilidade internacional: o Canadá.  A assessora de Relações Internacionais, Conceição de Maria Barbosa de Araújo, e a coordenadora geral do Programa Idiomas Sem Fronteiras, Raquel Pires Costa, reuniram-se, na semana passada, na capital maranhense, com os representantes do governo canadense Anouk Bergeron-Laliberté, cônsul e gerente do programa comercial do consulado geral do Canadá, e Izabela Duarte, gerente de desenvolvimento de negócios do governo do Canadá, para uma conversa sobre possíveis parcerias entre instituições de ensino superior públicas do Maranhão e universidades canadenses.

Segundo Conceição de Maria Barbosa, a reunião apresentou os critérios para viabilizar o ingresso de alunos da universidade nos programas de mobilidade ELAP, MITACS Globalink e Bolsa Banting. “A comitiva do Canadá fez uma exposição sobre os procedimentos necessários para que a UFMA possa participar destes programas”, explicou.

O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) é um programa do governo canadense que disponibiliza cerca de 400 bolsas para mobilidade acadêmica no país a estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Um dos pré-requisitos é o candidato estar matriculado em uma instituição de ensino superior brasileira conveniada.

Já o Programa MITACS Globalink destina-se a alunos de graduação e pós-graduação para a realização de estágios de pesquisa, em uma das 45 universidades disponíveis em todo o Canadá. Oferece pesquisa, interação profissional, treinamento de habilidades e integração cultural.

Por fim, a Bolsa Banting tem como público alvo doutorandos e recém-doutores. É uma bolsa que o governo do Canadá dispõe para pesquisa de pós-doutorado em universidades canadenses e institutos de pesquisa afiliados, nas áreas de ciências sociais e humanas, ciências naturais e engenharia.

Essa é uma parceria inédita. Atualmente, a UFMA possui convênios com Alemanha, Colômbia, Austrália, Irlanda, França, México, Venezuela, Espanha, Estados Unidos, Moçambique, Portugal, Itália e República de San Marino, entre intercâmbios, cooperação, programas de intercâmbio e comunicação internacional.

Ainda segundo a assessora de Relações Internacionais, Conceição Araújo, esse tipo de convênio traz retornos muito positivos. “Um dos retornos dos programas de mobilidade internacional é a visão de mundo dos estudantes egressos, além do peso no currículo. Retornos pessoais e principalmente profissionais”, declarou.

Novas reuniões estão previstas até o mês de setembro. O objetivo é viabilizar o ingresso desses alunos ainda este ano.

Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) também estiveram presentes na reunião.

Fonte: UFMA

0 comentários:

Postar um comentário