sexta-feira, 26 de maio de 2017
O item entrou na pauta da reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da entidade

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, participou hoje da reunião do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC em Brasília. Em discussão, os próximos passos do Brasil + Turismo, pacote de medidas lançado pelo governo para fomentar o setor de viagens, e outros ajustes ainda necessários para estimular a geração de emprego e renda. Entidades ligadas à hotelaria reforçaram a necessidade de regulamentação de atividades de economia compartilhada com foco em hospedagem, como o Airbnb.

“Temos um grupo de trabalho analisando todas as alternativas para regulamentar os serviços de hospedagem compartilhada e queremos propor uma solução ainda no segundo semestre”, comentou o ministro Marx Beltrão. O presidente do conselho da CNC, Alexandre Sampaio, sugeriu que fosse cobrada uma contribuição social de 15% das plataformas digitais e os recursos arrecadados fossem revertidos integralmente num fundo de promoção dos destinos turísticos do país. “Resolveríamos dois problemas”, comentou em referência ao fim à concorrência predatória e ao reforço na divulgação dos atrativos no mercado doméstico e internacional. O ministro ficou de repassar o encaminhamento da proposta ao grupo técnico.

O tema central da reunião foi o Brasil + Turismo, pacote de medidas lançado no último mês. Algumas medidas como a modernização da Embratur, com o consequente reforço na promoção nacional e internacional, a atualização Lei Geral do Turismo e a abertura total das empresas aéreas ao capital estrangeiro ainda dependem da aprovação do Congresso Nacional. “É importante o envolvimento de todos para conseguirmos reduzir a burocracia e criar um terreno mais favorável ao investimento”, comentou Marx.

Outro item discutido foi a retomada de programas de atração de eventos internacionais para fazer frente à recente queda registrada no ranking da Icca (Associação Internacional de Congressos e Convenções na sigla em inglês). O Brasil, que já chegou a figurar em 7º lugar neste ranking, atualmente ocupa a 15º colocação mundial. O ministro destacou o esforço do governo federal em construir e reformar centro de convenções em diversos estados do Brasil. Ele explicou que a decisão de solicitar esse tipo de investimento para o governo federal é dos estados e municípios.

Para reforçar a estratégia de atração de eventos internacionais, o ministro sugeriu que representantes da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) tratem do assunto com o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz. A próxima reunião do conselho especializado em turismo da CNC terá como pauta central a aviação civil, em data ainda a ser definida.

0 comentários:

Postar um comentário