quarta-feira, 17 de maio de 2017
Considerados um dos elos mais importantes da cadeia produtiva do turismo, profissionais têm registro obrigatório para o exercício da profissão

O papel desempenhado pelos guias de turismo exige qualificação e dedicação profissional. São eles que no dia a dia mostram ao turista o que o Brasil tem de mais belo e representativo da história, da cultura e dos atrativos naturais. Daí a importância da qualificação profissional para o bom desempenho do trabalho de guia. O tema é tão importante para o Ministério do Turismo que foi incluído como um dos eixos do Plano Brasil + Turismo, lançado em abril pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão, com intuito de impulsionar o desenvolvimento do setor.

“É preciso formar mais profissionais para o turismo e ampliar a qualidade dos serviços, inclusive dos guias”, afirmou a representante da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Nilvana Guimarães.  Na tarde desta sexta-feira (12), ela apresentará aos participantes do evento as opções de cursos de formação e qualificação de mão de obra, ofertados pela Pasta, para tornar o Brasil mais competitivo na disputa pelos mercados interno e externo.

Um deles é o MedioTec, uma parceria com o Ministério da Educação, que vai formar profissionais de nível médio para atuar no turismo. Serão oferecidos sete cursos (técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar) nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam preferencialmente cursando o 2º ano do ensino médio. A previsão é que as aulas comecem em agosto de 2017. Para este ano foram oferecidas 10 mil vagas. Os detalhes sobre o novo Ensino Médio serão apresentados pela representante do Ministério da Educação, Francismar Oliveira.

Já os cursos para formação inicial e continuada na modalidade de ensino a distância (EAD), qualifica profissionais que atuam no contato direto com o turista, como os guias de turismo. A plataforma digital Brasil Braços Abertos é um exemplo.  A versão 2017 já conta com cerca de 3,5 mil pessoas cadastradas em todo o Brasil. No estande do MTur na área de exposição do congresso, os guias podem se inscrever em diferentes cursos online de 80 horas que abordam conteúdos relacionados a sustentabilidade, educação ambiental, turismo acessível, idiomas, entre outros. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de setembro.

CADASTUR - Além da qualificação, o Ministério do Turismo também está trabalhando para fortalecer e modernizar o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, Cadastur. “São campanhas de incentivo a formalização dos serviços de registro obrigatório e para reforçar a fiscalização dos prestadores de serviços como guias e transportadoras turísticas em parceria com órgãos conveniados”, informou da coordenação geral de cadastro e fiscalização, Tamara Barros, que apresentou as ações de fiscalização da Pasta nesta quinta-feira (11).

No início da semana, um acordo de cooperação entre o MTur e a ANTT foi publicado no Diário Oficial da União. O objetivo é intensificar a fiscalização do transporte turístico nas rodovias brasileiras, de forma que a ANTT utilize suas rotinas de fiscalização para verificar se os prestadores de transporte turístico estão devidamente cadastrados no Cadastur. A medida vai diminuir a informalidade; incentivar a profissionalização na atividade turística; dar mais segurança para o turista, além de promover o compartilhamento de dados estatísticos, auxiliando a criação de políticas públicas do setor a partir do mapeamento do fluxo turístico terrestre nos principais destinos brasileiros.

A profissão de guia de turismo foi regulamenta em 1993. O exercício da profissão é exclusivo de profissionais com formação técnica e registro no Cadastur. O registro do guia profissional é renovável e válido por cinco anos. O uso do crachá é obrigatório e o turista pode consultar todas as informações sobre o guia contratado acessando o banco de dados do cadastro.

0 comentários:

Postar um comentário