quinta-feira, 25 de maio de 2017
A 23ª edição do projeto Literatura Mútua acontece nesta quarta-feira (24) na Galeria Trapiche, equipamento de cultura da Prefeitura de São Luís. A roda de conversa literária será às 19h30 e recebe o poeta, escritor, compositor, músico e professor Beto Scanssette. A entrada é franca e a mediação é da jornalista Talita Guimarães. A Galeria Trapiche fica localizada na Avenida Vitorino Freire, s/n - Praia Grande (em frente ao Terminal de Integração).

"O projeto é um incentivo a talentos locais e é também uma forma de fomentar discussões construtivas neste espaço. Os convidados são poetas, cronistas, romancistas, jornalistas e dramaturgos. Isso dinamiza a Galeria Trapiche, por isso o Literatura Mútua nasceu neste equipamento e se tornou um projeto permanente que acontece todos os meses", afirmou Camila Grimaldi, diretora da Galeria Trapiche Santo Ângelo.

Beto Scanssette é natural de Brasília (DF). Carlos Alberto Scanssette Fernandes, conhecido escreve desde os 15 anos de idade. Filho de maranhenses, reside há mais de 30 anos em São Luís. É filósofo graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atua como professor de filosofia na rede pública dos municípios de São Luís e Paço do Lumiar.

Nas artes, destaca-se como poeta, escritor, músico, compositor, fundador da banda de rock Comportamento Estranho (1994) e do grupo multicultural CordeSias Sonoras (2012). É organizador, com Jonero Santos, do livro "Maria: A Nova Sapho" (2016) que resgata a obra de Severiano Antonio de Azevedo, além de outros livros.

O projeto Literatura Mútua é idealizado pela escritora e jornalista Talita Guimarães, que visa reunir escritores contemporâneos publicados ou não, em rodas de conversa mensais sobre experiências de leitura e escrita. Em 2016, o Literatura Mútua promoveu 11 edições entre agosto e dezembro na Galeria Trapiche e na Feira do Livro de São Luís - FeliS.

Em 2017, o projeto amplia atividades com edições mensais sendo realizadas também na Biblioteca Municipal José Sarney (Rua do Correio, s/n - Bairro de Fátima) e em visitas a escolas, como o Centro de Ensino São Cristóvão.

Entre poetas, cronistas, romancistas, jornalistas e dramaturgos, já compartilharam suas experiências com o projeto os escritores Felipe Castro (MA), Sabryna Mendes (MA), Jônatas (MA), Júlia Emília (MA), Thalita Rebouças (RJ), Ferréz (SP), Duda Veloso (MA), Igor Nascimento (MA), Gustavo Lacombe (RJ), Zema Ribeiro (MA), Manu Marques Barbosa (MA), Laísa Couto (MA), Elizeu Cardoso (MA), Aurora da Graça e Dyl Pires (MA). Em 2017, passarão pelo projeto ainda Lúcia Santos (MA), Beto Scanssete (MA), Déa Alhadeff (MA), Thayná Rosa (MA), Fernando Abreu (MA), Jorgeana Braga (MA), Frederick Brandão (MA), Sharlene Serra (MA), Rose Panet (PB) e Júnior Lobo (MA).

0 comentários:

Postar um comentário