Mais Obras

sábado, 3 de junho de 2017
Mais de mil estudantes de sete municípios maranhenses participaram do projeto “SBPC vai à Escola – Luminar da Robótico”, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O ensinamento sobre robótica se apresenta como atividade extracurricular e um elo entre várias disciplinas tornado as aulas mais atrativas para os estudantes. Durante a ação, alunos do Ensino Fundamental tiveram contato com o mundo da tecnologia através de oficinas de robótica e apresentações de experimentos realizados por alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), campeões de competições internacionais de robótica. 

“O ‘Programa Luminar da Robótica’ foi uma parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência por meio da qual levamos aos municípios os trabalhos que o Iema desenvolveu e conquistou na área de robótica, além de oficinas. Essa é uma experiência muito exitosa que estamos ampliando para que mais estudantes maranhenses tenham acesso a essa ferramenta de ensino que visa auxiliar na educação promovendo ao educando o estudo de conceitos multidisciplinares”, destacou o secretário da Secti, Jhonatan Almada. 

O objetivo do projeto é levar o aluno da escola pública do interior do Maranhão a ter contato com o mundo da tecnologia e explicações sobre como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõem, como sensores e atuadores.  O Luminar da Robótica, edição especial do “Luminar-Caravana da Ciência”, percorreu os municípios de Presidente Vargas, Paço do Lumiar, Raposa, Timon, Cururupu, Coroatá e São José de Ribamar no período de 1º de abril a 28 de maio. 

Nas sete edições do programa, os alunos do Iema, sob a coordenação do professor Fábio Aurélio Nascimento Costa, apresentaram modelos de robôs de competições, seguidores de linha, robôs de regate, humanóide, réplicas de animais (jacaré, escorpião, castor, cachorro). Durante as apresentações foram montados minilaboratórios de robótica e os alunos puderam realizar experimentos. 

“A robótica educacional é uma atividade desafiadora e lúdica que constitui uma nova ferramenta que se encontra à disposição do professor por meio da qual é possível demonstrar na prática muitos dos conceitos teóricos”, disse o professor. “A ação foi muito positiva no sentido de ter mostrado a importância da prática para o aluno e por ser um conhecimento que poucos estudantes do interior têm acesso. O projeto levou para aos alunos algo que muitos deles só haviam visto pela televisão”, completou Fábio Nascimento.

Fonte: Secti 

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Yes

Posseidon Hotel Ltda

Feirinha São Luís

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista