terça-feira, 16 de maio de 2017
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Temas Sócioeducacionais, realiza, nestas segunda-feira (15) e terça-feira (16), em São Luís, Encontros Pedagógicos de Fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDAS). Os encontros, que estão sendo realizados no Cintra, têm por objetivo consolidar a gestão dos temas socioeducacionais nas escolas das redes estadual, municipal e particulares. 

As ‘Com-Vidas’ estão associadas aos temas socioeducacionais, que são trabalhados nas escolas com a proposta de fortalecer o currículo da escola, dentro de uma perspectiva de trazer o conteúdo do currículo para a realidade do aluno, passando pelos seguintes temas: educação ambiental, fiscal, financeira, educação para o trânsito, entre outras.

“A Com-Vida é uma comissão para pautar a programação temática da escola para além das datas comemorativas e dos projetos didáticos. A proposta é que as comissões ajudem a transformar a escola num ambiente mais feliz. Toda escola que tem uma ‘Com-Vida’ ou algo parecido, há ganhos na melhoria da qualidade de vida na escola. Diminui a violência, melhora a sociabilidade, o déficit de socialização dos alunos melhora, a relação entre alunos e professores e a comunidade melhora. Então, o ganho é muito significativo”, disse o professor Luís Pedrosa, coordenador de Temas Socioeducacionais da Seduc.

Aberto nesta segunda-feira no Cintra, o encontro contou com a participação do Procon, representantes da Maçonaria, da O.N.G. Plan Internacional, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, além de gestores de escolas que já trabalham as ‘Com-Vidas’ ou que desenvolvem projetos dentro dos temas socieducacionais. 

“São ações como esta que tornam possível mudar a realidade onde nós vivemos. Nós vamos conseguir mudar essa realidade através da educação, por meio das crianças. Projetos como esse, em parceria com a Seduc, onde nós conseguimos garantir orientação ao consumidor, uma reflexão sobre os impactos ambientais em razão do consumo desregrado, além de garantir acessos a direitos, são ações efetivas e políticas públicas concretas em prol da cidadania e do desenvolvimento sócio econômico”, pontuou Duarte Júnior, Presidente do Procon. 

“Eu estou aqui como coordenadora do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas, que é um programa de direitos humanos e trabalha de forma intersetorial com várias políticas públicas. E a política pública de educação é fundamental na garantia de direitos humanos. É importante trazer essa discussão para o ambiente escolar”, destacou Graziella Nunes, da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

“Ao longo da trajetória da Escola Maria José Aragão nós trabalhado vários projetos de sustentabilidade, que executa ações permanentes ligadas à questão ambiental, e têm reflexo direto na preservação do patrimônio escolar e no próprio comportamento dos estudantes. Isso desenvolve um sentimento de pertencimento e de relação sustentável com o espaço”, disse o professor Wilson Chagas, gestor do C.E. Maria José Aragão.

Outro foco do encontro é a participação das Comissão de Vida na Conferência Juvenil do Meio Ambiente. “O que a gente quer aqui é fortalecer as escolas para que elas participem das conferências municipais e da estadual, para que assim possamos assegurar a participação na Conferencia Nacional”, disse o professor Jeferson Plácido, Diretor de Educação da Unidade Regional de Educação de São Luís.

0 comentários:

Postar um comentário