segunda-feira, 15 de maio de 2017
Trinta municípios maranhenses vão receber o Iema Mais IDH, programa lançado pelo Governo do Estado, com foco na geração de emprego e renda para combater os péssimos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Maranhão. Serão ofertadas mais de 3.500 vagas na modalidade ‘Cursos de Formação Continuada (FICs)’. 

André Bello, que no ato de lançamento do programa representou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, destacou a sensibilidade do governador Flávio Dino de investir na educação para transformar o Maranhão. “Vamos atingir os 30 municípios de menor IDH com a oferta de 100 cursos e abrir um grande número de capacitações. Por isso acreditamos que esse edital vai ajudar bastante a mudar os índices do desenvolvimento humano no Maranhão”, disse ressaltando que ‘o Iema tem como foco a geração de renda e emprego.’ “Os cursos que estamos trazendo despertam nos alunos o olhar para o empreendedorismo. É com a geração de renda e emprego que vamos melhorar o IDH destes municípios”, afirmou André Bello.

O Iema Mais IDH tem à frente as secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia (Secti) – promove os cursos por meio do Iema –, e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que coordena as ações do Plano Mais IDH. O edital contendo as normas do IEMA Mais IDH foi lançado na sexta-feira (12), em Serrano do Maranhão, no Centro de Ensino Raimundo Rodrigues. 

“A Sedihpop visa promover a justiça social, garantir a cidadania e que a população tenha melhor qualidade de vida. Em articulação com a Secti, verificamos que aqui em Serrano, além das escolas dignas, das unidades vocacionais, da cozinha comunitária, outra ação no eixo educação poderia ser agregada às ações do Plano Mais IDH para formar e qualificar jovens e adultos”, afirmou Loroana Santana, secretária-adjunta de Promoção do IDH.

Ao lembrar que o Governo do Maranhão definiu como prioridade as ações de combate aos péssimos indicadores do IDH no Estado, o deputado estadual Bira do Pindaré destacou que “precisamos atacar em todos os níveis, mas, no meu entendimento, nada mais importante do que investir em educação”. “Esse é um investimento estratégico. A participação da Secti é fundamental no sentido de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, o que resulta na geração de renda.” 

“Este é um momento ímpar na história do município, é a materialização de um sonho”, afirmou a secretária municipal de Educação de Serrano, Marileide Santos Costa, que comemorou o anúncio de seis cursos para o município. “Fomos à Secti e solicitamos dois, e recebemos a notícia de que teremos seis. É uma vitória muito grande”.

Aos 65 anos de vida, dona Hélia Constância Pires, que é presidente da comunidade quilombola Malugos de Olho D’água, também comemorou o lançamento do IEMA Mais IDH e a chegada do Iema vocacional a Serrano. “Será muito bom para nossa comunidade. Temos alunos do ensino médio e lavradores, todos interessados em participar”, contou Hélia, que também vai estudar.

Outra que está de olho nos cursos é Leilane Amaral Reis, de 14 anos de idade. Para essa jovem, aluna do primeiro ano do ensino médio, o IEMA Mais IDH vai contribuir para a profissionalização nos 30 municípios. “Agora não teremos de sair daqui pra estudar lá fora. Acredito que haverá uma grande procura”, concluiu.

“E mais uma ação do Governo do Maranhão sendo concretizada. Temos trabalhado para dar concretude às ações do governo, às metas e diretrizes estabelecidas por ele. Serão mais 3.500 pessoas certificadas e capacitadas para o mercado de trabalho”, disse o pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, Emanuel Denner, que também participou do ato de lançamento do edital do Iema Mais IDH.


Cursos

A seleção dos cursos a serem ofertados nas unidades vocacionais do Iema (Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão) segue dois critérios: um técnico, com conversas, diagnósticos, identificação das vocações municipais. O segundo critério é que a comunidade define quais os cursos que serão ofertados. 

As inscrições começam a ser feitas nesta segunda (15) e ficam abertas até dia 24. De acordo com o edital, os cursos devem ser iniciados no início de junho. Em Serrano serão cinco, iniciando imediatamente os de inglês, artefato de bumba-meu-boi e o de artefato de fibra de palha. O edital do programa IEMA Mais IDH está no site da Secti.

0 comentários:

Postar um comentário