sábado, 3 de junho de 2017
A presença do governador Flávio Dino no Fórum de Governadores do Brasil Central, na manhã desta sexta-feira (2), em Palmas (TO), marcou a entrada do Maranhão no Consórcio Brasil Central. A adesão do Maranhão ao bloco de integração - composto por Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins -, deverá impulsionar a economia e é uma estratégia de fortalecimento do Porto do Itaqui, que tem sido o destino logístico de boa parte da produção da região central e a intenção é que isso se aprofunde ainda mais.

Durante o encontro dos governadores, Flávio Dino agradeceu a honra dada ao Maranhão de participar do grupo, já tão solidificado, considerando que já havia, entre o Maranhão e os demais estados, uma profunda ligação cultural, faltando estreitar ainda mais as relações econômicas.

"E precisamos avançar na integração econômica, uma vez que nós temos uma excelente estrutura logística. E o que nós buscamos com essa aproximação é a reafirmar o Porto do Itaqui como porto que está à disposição da produção e da circulação de riqueza da região central do país, como um dos principais portos do Brasil, Porto que cresce, que se moderniza, importante, portanto, para que produtos cheguem a essa região e também que, naturalmente, sejam exportados por intermédio desses corredores logísticos, que são multimodais, integrando ferrovias, hidrovias e rodovias", destacou Flávio Dino.

Com esta aproximação será possível que a produção da agricultura e da pecuária da região central do país, que em larga medida já procura o Porto do Itaqui, se sinta ainda mais estimulada a procurar "entendendo que a integração logística desta região é importante para ela própria e para gente", pontuou o governador.

Segundo o governador Flávio Dino, outra expectativa importante com a adesão do estado ao Consórcio é a integração do estado do Mato Grosso à ferrovia Norte Sul com a constituição do ramal, “para que, com isso, nós possamos ter no Porto do Itaqui uma referência do corredor norte sul de desenvolvimento”, destacou.

Outros debates

Ao dar as boas-vindas ao Maranhão, o presidente do Consórcio Brasil Central, o governador de Goiás, Marconi Perillo, informou que São Luís sediará a reunião dos gestores estaduais, no início do mês de setembro, já reforçando a importância da entrada do estado no grupo.

Durante o Fórum outros temas econômicos e sociais estratégicos para os estados foram debatidos, como a consolidação do Mercado Comum da região, com unificação de alíquota.

0 comentários:

Postar um comentário