quarta-feira, 17 de maio de 2017

O objetivo do programa é promover o turismo sustentável e a cidadania, a partir de ações de educação socioambiental. O ‘Cuido do Meu Destino’ envolve o poder público e a comunidade – por meio da mobilização de líderes comunitários, de alunos e professores do ensino básico e voluntários –, em atividades que valorizam a cultura local e transformam espaços públicos. “Para que qualquer localidade se desenvolva cultural e turisticamente, o primeiro passo é que a própria população reconheça e valorize esse potencial, para que preserve e seja um multiplicador dessas belezas. Por isso apoiamos o projeto”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.
“Apoiamos este projeto porque achamos que educação vai além da sala de aula, e ele envolve os estudantes com a comunidade. O tema em si que é o turismo sustentável é muito interessante, pois a Raposa é um município com potencial turístico enorme e isso vai ajudar os estudantes a conhecer a cidade e ajuda-la a desenvolver seu potencial turístico”, declarou o secretário Adjunto de Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso.
A prefeita da Raposa, Talita Laci, ressaltou o envolvimento de toda a comunidade na ação. “Na prática, 350 alunos estão dentro do projeto, mas cada um deles é multiplicador desse conhecimento nas suas casas, nos seus grupos de amigos e na vizinhança. No final, toda a nossa população vai sair ganhando com isso”, pontuou.
As atividades do projeto incluem gincana, palestras, exibição de filmes e muito mais, sempre com o objetivo de conscientizar e depois partir para a ação, que mantém o foco em quatro premissas básicas: lixo zero, cultura, resgate da história local e natureza e meio ambiente.
A estudante Ana Vitória, de 14 anos, admite estar muito entusiasmada com a participação dela e dos colegas no projeto. “É um projeto fundamental que envolve jovens e adolescentes do município em torno de algo que precisa ser trabalhado. O turismo tem um potencial muito forte em nosso município e o cuidado com o meio ambiente precisa ser levado em consideração, por meio da conscientização da população. O envolvimento dos jovens ajudará nesse processo de conscientização”, afirmou.
“A programação da semana será encerrada neste sábado (20), a partir das 14h, no Viva do município, com uma grande celebração de toda a comunidade. Apresentaremos o resultado das atividades desenvolvidas ao longo da semana, tudo com muita música e alegria”, finalizou a coordenadora do projeto, Renata Minerbo.
Estão participando do projeto alunos de quatro escolas públicas do município: os Centros de Ensino Joaquim Aroso e Prof. Zoe Cerveira (escolas estaduais), e as unidades municipais Jarbas Passarinho e a Boa Esperança.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
0 comentários:
Postar um comentário