quarta-feira, 17 de maio de 2017
Ao longo de toda essa semana, 350 alunos do município de Raposa estão participando do Projeto ‘Cuido do Meu Destino’, uma iniciativa de responsabilidade social do Grupo Latam Airlines Brasil, que conta com o apoio do Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), e da Prefeitura Municipal da Raposa.

O objetivo do programa é promover o turismo sustentável e a cidadania, a partir de ações de educação socioambiental. O ‘Cuido do Meu Destino’ envolve o poder público e a comunidade – por meio da mobilização de líderes comunitários, de alunos e professores do ensino básico e voluntários –, em atividades que valorizam a cultura local e transformam espaços públicos. “Para que qualquer localidade se desenvolva cultural e turisticamente, o primeiro passo é que a própria população reconheça e valorize esse potencial, para que preserve e seja um multiplicador dessas belezas. Por isso apoiamos o projeto”, destacou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

“Apoiamos este projeto porque achamos que educação vai além da sala de aula, e ele envolve os estudantes com a comunidade. O tema em si que é o turismo sustentável é muito interessante, pois a Raposa é um município com potencial turístico enorme e isso vai ajudar os estudantes a conhecer a cidade e ajuda-la a desenvolver seu potencial turístico”, declarou o secretário Adjunto de Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso.

A prefeita da Raposa, Talita Laci, ressaltou o envolvimento de toda a comunidade na ação. “Na prática, 350 alunos estão dentro do projeto, mas cada um deles é multiplicador desse conhecimento nas suas casas, nos seus grupos de amigos e na vizinhança. No final, toda a nossa população vai sair ganhando com isso”, pontuou.

As atividades do projeto incluem gincana, palestras, exibição de filmes e muito mais, sempre com o objetivo de conscientizar e depois partir para a ação, que mantém o foco em quatro premissas básicas: lixo zero, cultura, resgate da história local e natureza e meio ambiente.

A estudante Ana Vitória, de 14 anos, admite estar muito entusiasmada com a participação dela e dos colegas no projeto. “É um projeto fundamental que envolve jovens e adolescentes do município em torno de algo que precisa ser trabalhado. O turismo tem um potencial muito forte em nosso município e o cuidado com o meio ambiente precisa ser levado em consideração, por meio da conscientização da população. O envolvimento dos jovens ajudará nesse processo de conscientização”, afirmou.

“A programação da semana será encerrada neste sábado (20), a partir das 14h, no Viva do município, com uma grande celebração de toda a comunidade. Apresentaremos o resultado das atividades desenvolvidas ao longo da semana, tudo com muita música e alegria”, finalizou a coordenadora do projeto, Renata Minerbo.

Estão participando do projeto alunos de quatro escolas públicas do município: os Centros de Ensino Joaquim Aroso e Prof. Zoe Cerveira (escolas estaduais), e as unidades municipais Jarbas Passarinho e a Boa Esperança.

0 comentários:

Postar um comentário