segunda-feira, 29 de maio de 2017
SÃO LUÍS – Com o tem “Qualidade de vida para toda a família” foi realizada, neste sábado (27), pela sexta vez consecutiva na Universidade Federal do Maranhão, a Ação Global que já está em sua 24ª edição e é organizada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo. Diversos serviços foram oferecidos para a população. A UFMA, por exemplo, esteve envolvida em mais de dez ações e atendeu mais de duas mil pessoas que passavam pela Cidade Universitária Dom Delgado, em busca de consulta, tratamento e orientação.

A pediatria, que foi oferecido pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, foi um dos serviços mais procurados, dentro os de clínica geral, cardiologia, oftalmologia, urologia, ginecologia, preventivos – sendo estes ofertado pelo hospital, e pelo câmpus de São Luís, os serviços de fitoterapia, oficinas de mobilidade, exposição de artesanato da UFMA, curso de atletismo infantil – ministrado pelo curso de Educação Física –, avaliação física realizada pelo Sesi em parceria com o curso de Educação Física, além da participação de 75 voluntários que são estudantes da Universidade e foram orientados pelo Departamento de Extensão, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorismo para prestar auxílio e orientação aos que transitavam pelo câmpus em busca de atendimentos.

A reitora Nair Portela vibrou ao relatar que esta é uma ação de cidadania, respeito e alegria em prol da sociedade, cujo trabalho realizado é fruto da uma parceria harmônica da Universidade com o Sistema Fiema. Ela aproveitou e agradeceu o apoio de toda a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos) que estiveram evolvidos em mais uma edição da Ação Global, que acontece consecutivamente desde 2012 na cidade Universitária. “Há um envolvimento muito grande desde a elaboração da proposta do desenvolvimento da Ação Global à sua execução. É uma ótima oportunidade para os professores se engajarem para atender à comunidade. Dispomos dos serviços de atendimento do hospital universitário, que são sempre bastante procurados, além das consultas e distribuições de fitoterápicos, oferecidos pela professora Terezinha Rego e sua equipe e dos demais setores da Instituição”, afirmou.

Segundo o presidente do Sistema Fiema, Edilson Baldez das Neves, mais de três mil voluntários estiveram envolvidos em mais uma ação, o que supera os anos anteriores. “Este é um evento que acontece simultaneamente em todo o País, e em todos os anos o Maranhão tem tido muito destaque em números de serviços e atendimentos. Quando realizamos a reunião nacional para prestar o relatório da ação, o Estado fica sempre em primeiro lugar. Este resultado é fruto da grande parceria que temos com a Universidade e demais instituições que participam e colaboram conosco neste grande desafio. E precisamos nos empenhar ainda mais para atender a nossa população que tanto precisa destes atendimentos. Aproveito e já lanço a proposta para que a 25ª edição também continue aqui, na Universidade, já que temos tido bastante resultados e os números só têm aumentado”, disse.

A ação também contou com a presença da atriz global Jurema Reis, que está no ar como a personagem Jurema na novela Novo Mundo, e ela está radiante por finalmente ter conhecido o Maranhão e, principalmente, participando do Ação Global. “É um super projeto. O maior número de serviços oferecidos é aqui no Maranhão. É muito legal a população ter acesso a todos esses serviços. É de fundamental importância. Além de elevar a qualidade de vida, a auto estima, etc”, contou.

Os organizadores estimaram que cerca de 50 mil pessoas fossem atendidas com serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, educação, cultura, esporte, lazer, beleza e qualidade de vida. Os atendimentos foram realizados no Centro Pedagógico Paulo Freire, no Colégio Universitário e no antigo huzinho. Ao todo, foram mais de 200 mil atendimentos realizados à população ludovicense, e, segundo a superintendente do Sesi/MA, Roseli Ramos, uma mesma pessoa pode ser atendida nas mais diversas áreas como saúde, educação, esporte ou cultura, o que explica o elevado número de atendimentos.

Homenagem – O Sesi/MA homenageou a professora do departamento de Farmácia da UFMA, a doutora Terezinha Rêgo, pelo seu testemunho de competência e comprometimento do saber em todas as edições da Ação Global.

A pesquisa e farmacêutica Terezinha Rego, disse estar bastante emocionada com a homenagem e lembrou que o reconhecimento do seu trabalho é uma luta de mais de cinquenta anos, no qual envolve alunos e ex-alunos que fazem parte dessa sua história. “Hoje, com 84 anos, tenho muito a agradecer à minha Universidade, que mesmo aposentada, sempre me manteve em suas instalações para realizar as minhas pesquisas com a flora pré-amazônica do Maranhão e retornar para a sociedade o resultado dessas análises, em busca de tratamento que auxilie e preserve a saúde da nossa população. Espero que Deus me dê forças para seguir a minha trajetória de estudos e que esteja aqui, com saúde, para participar da 25ª edição da Ação Global”, disse emocionada.

Foto por: Sansão Hortegal

0 comentários:

Postar um comentário