quinta-feira, 22 de junho de 2017
Professores, estudantes, pesquisadores, lideranças comunitárias e políticas da região de Açailândia participaram na noite da última segunda-feira (19) do 4ª Seminário Ignácio Rangel realizado no auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uema Sul). Os temas abordados durante o seminário foram “A Importância da Política Pública de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento do Maranhão e do Brasil”, em palestra realizada pelo secretário de Estado da Ciênica, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, e o “Diagnóstico Social Espacial do Território da Uema Sul”, apresentado pelo vice-reitor da instituição, Expedito Barroso.

Durante sua palestra, Jhonatan Almada destacou a importância do Centro Ignácio Rangel, que foi criado pela secretaria com o intuito de estimular a realização de pesquisas que analisem e indiquem os principais desafios e estratégias de superação para o desenvolvimento do Maranhão e do Brasil.

“O centro foi uma grande conquista da secretaria no sentido de contribuir para o debate sobre o desenvolvimento. Como parte desse projeto, já realizamos quatro seminários debatendo pautas importantes para o desenvolvimento brasileiro e para o conhecimento da figura que foi Ignácio Rangel. O projeto agora entrará na fase de criação das cátedras em cada universidade parceria” contou o secretário. 

A meta agora, segundo adiantou Jhonatan Almada, é organizar um livro de alcance nacional pautando o tema do desenvolvimento e que será lançado dentro de um seminário que terá como temas centrais nação, educação e produção. 

O vice-reitor da Uema Sul, Expedito Barro, explicou que a sua palestra teve como objetivo colocar o planejamento do que está sendo feito com a construção da universidade. “O diagnóstico do território da Uema Sul, dos 22 municípios, visa levantar as peculiaridades, o detalhamento das suas condições sociais, ambientais e econômicas, bem como verificar as vocações potenciais para que a gente possa, no Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade, propor uma política de gestão acadêmica que seja voltada a diminuir as assimetrias”, disse o vice-reitor. 

Estudantes presentes no evento elogiaram a iniciativa da Secti de promover o seminário em Açailândia. “É a primeira vez que participo de uma palestra com esse alcance e vejo como uma iniciativa muito boa, que abre nossa visão a respeito do nosso posicionamento com relação ao desenvolvimento, inovação e tecnologia e o que podemos cooperar para colaborar”, disse Mayara Barros, do curso de Administração da Uema Sul.

Fonte: SECTI

0 comentários:

Postar um comentário