quinta-feira, 29 de junho de 2017
Na noite desta terça-feira (27), o clima de festa junina tomou conta de vários bairros de São Luís, tendo como principal objetivo levar os arraiais para mais próximo das casas dos ludovicenses. A ideia em levar o ‘São João de Todos 2017’ para os bairros da capital foi executada pelo Governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), levando assim mais comodidade para quem quer curtir o São João perto de casa.

Os arraiais são realizados nos Vivas do João Paulo, Cidade Operária, Bairro de Fátima, Liberdade, Vila Embratel, Anjo da Guarda, João de Deus, Cohatrac, Anil e Largo de Santo Antônio até o dia 29 de junho.

No bairro da Liberdade, por exemplo, famílias inteiras acompanharam as apresentações diante do palco, sentados próximos às suas casas ou em cadeiras e banquinhos colocados estrategicamente ao longo das ruas e das calçadas próximas. Amanda Costa, 32 anos, é moradora do bairro Liberdade e disse que ficou muito feliz com o arraial bem próximo de sua casa, pois assim não se preocupa com a volta. 

“Ainda não tinha ido a nenhum arraial já que andar durante a noite com criança pequena é muito complicado, principalmente quando temos que pegar ônibus. Como eu soube que ia começar aqui no bairro, tenho trazido os meus filhos e assistido algumas brincadeiras. Tudo fica mais fácil quando a festa é organizada e é próxima de casa”, afirmou.

No Largo de Santo Antônio o arraial ficou animado com várias apresentações, porém o público vibrou com a apresentação do Cacuriá Assa Cana, que chamou quem estava presente para entrar na brincadeira, como é o caso do universitário Joberth Figueiredo.

“Eu já havia participado de alguns grupos de cacuriá e nunca mais brinquei depois que iniciei a faculdade, amo as brincadeiras sempre que posso venho assistir e quando convidam a gente para entrar eu sou o primeiro a querer brincar com o grupo”, comentou o estudante.

Além de muita diversão, nos arraiais de bairro é possível encontrar barracas vendendo comidas típicas, variados tipos de artesanatos e muitas matracas e maracás. Dona Irene Silva, vende comida típica no Arraial do Anil e está lucrando com as suas vendas.

“O período do São João é muito bom para vendermos e aumentarmos nossa renda. As vendas de comidas típicas tem sido um sucesso durante esse período, principalmente por ser algo bom e barato”, disse Dona Irene.

Os arraiais de bairros iniciaram no dia 23 de junho e a programação seguirá até esta quinta-feira (29), com mais de 440 apresentações, entre elas: cacuriás, tambores de crioula, quadrilhas, danças portuguesas, bumba-meu-boi, danças regionais dentre outras. Além dos arraiais de bairro, o Governo do Maranhão está realizando o festejo junino até dia 2 de julho nos pontos oficiais: na Nauro Machado( Arraial Mestre Marcelino), Praça Maria Aragão, Parque Folclórico da Vila Palmeira (Arraial Humberto de Maracanã) e Ipem (Donato Alves).

Fonte: Sectur

0 comentários:

Postar um comentário