Assembleia Legislativa do Maranhão

sexta-feira, 23 de junho de 2017
O Presidente da Agência Executiva Metropolitana (Agem), Pedro Lucas Fernandes, participou de audiência pública, realizada quarta-feira (21), na Associação dos Servidores da Assembleia no Maiobão, em Paço do Lumiar, para discutir as atualizações cartográficas dos quatro municípios que integram a Ilha de São Luís. Participaram ainda, deputados estaduais da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, além de vereadores, prefeitos dos quatro municípios, do IBGE, Imesc e representantes das comunidades.

"Esse impasse prejudica o povo e o até o poder público, que deixa de arrecadar impostos. E sem dinheiro é impossível resolver os problemas das comunidades. Quantas ruas deixaram de ser asfaltadas, escolas construídas ou o próprio lixo recolhido, porque não se sabia de quem era a responsabilidade, a quem recorrer. Tem município que vai aumentar substancialmente a quantidade de habitantes e assim, poder cobrar mais recursos dos governos Estadual e Federal. Estamos caminhando para a solução definitiva desse problema de indefinição territorial dos nossos municípios da grande Ilha", disse Fernandes. 

Para o deputado Bira do Pindaré, a audiência representa um momento alto para a solução do problema. Ele destacou a maneira responsável como vem sendo conduzido o processo de delimitação territorial dos municípios da grande ilha. “Esse é um momento alto para definição, finalmente para a delimitação dos municípios da Ilha de São Luís. Em que a gente dá a oportunidade para que a população fale, se manifeste e nós estamos tendo o cuidado de cumprir todas as etapas com muita tranquilidade e com muita transparência”, afirmou. 

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra, afirmou que os prefeitos dos quatro municípios da grande Ilha e o governador Flávio Dino estão fazendo história. Segundo ele, esse é um tema que perdura há três décadas. “Agora foi diferente porque todos os envolvidos compreenderam a situação e o que era preciso fazer e fizemos. E isso também só foi possível porque o governador Flávio Dino foi o primeiro governador a priorizar a metropolização, apresentando uma atualização na legislação, criou o Conselho Metropolitano e a Agência Metropolitana. E isso precisava ser feito para o governo posa investir nos municípios de maneira correta”.

O trabalho de definição das linhas divisórias da grande Ilha está realizado em parceria com o Imesc e IBGE que são os institutos responsáveis em fazer todo estudo cartográfico. Todos os pontos discutidos ainda vão ser analisados por comissões parlamentares para então os projetos seguirem para votação do Plenário.

Fonte: Agem

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista