Assembleia Legislativa do Maranhão

sábado, 24 de junho de 2017
Professores, pesquisadores, instituições de ensino, sociedade civil organizada, movimentos sociais, empresas e pessoa física envolvida com ciência, tecnologia e inovação estão convidados a inscrever atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/MA). As inscrições estão abertas no site da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) – www.secti.ma,gov.br – até o dia 5 de agosto. O maior evento de divulgação científica do país acontece de 25 a 28 de outubro no município de Timon.

“O Maranhão tem se destacado na realização da SNCT. Ano passado o estado conseguiu a 2ª colocação entre os do Nordeste e a 6ª do Brasil no ranking do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações em razão do grande número de atividades ofertadas durante o evento em Imperatriz, que teve a participação de mais de 35 mil pessoas”, destacou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. “Este ano, esperamos reunir um maior número de parceiros com stands e atividades e superarmos os números de 2016”, completou o secretário.

As atividades – apresentações de pôsteres, conferências, palestras, minicursos, workshops, mesa-redonda, mostra científica, lançamento de livros e oficinas – irão acontecer na “Cidade da Ciência” que será montada em Timon. São 4.800m2 de área coberta, com 3.000m2 de área climatizada; 2.000m2 de pavilhão climatizado; 750m2 para apresentação de pôsteres; 400m2 para mostras científicas. O espaço vai abrigar seis salas climatizadas com capacidade para 30 pessoas, para palestras, workshops, minicursos e oficinas; um auditório para 350 pessoas para a Maratona Tecnológica Hackton; dois planetários; dois telescópios; um labirinto da Matemática; um espaço Kids; 900m2 de espaço cultural e praça de alimentação.

Divulgação científica

A SNCT visa aproximar a sociedade do que é produzido no meio estudantil e acadêmico e busca despertar o interesse de crianças e jovens para a área, além de popularizar a ciência.  A 14ª edição traz como tema “A Matemática está em tudo”.  A motivação para a escolha do tema baseou-se no fato de que dois dos maiores eventos com este tema acontecerão no Brasil nos próximos anos.

Em 2017, o país vai sediar, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo, e, no ano seguinte, é a vez de o Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao Brasil pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez no país. Juntos, eles formam o Biênio da Matemática 2017-2018 e reforçam a SNCT 2017.

O evento no Maranhão tem as parcerias da prefeitura de Timon, empresa Águas de Timon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Universidade Estadual do Maranhão, Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Regional de Educação de Timon, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Faculdade Maranhense São José dos Cocais, Faculdade Santa Ana, Faculdade de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Anhanguera e Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM).

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista