sexta-feira, 30 de junho de 2017

Tradicionais procissões marítima e terrestre à São Pedro reunião centenas de fiéis em São Luís (Crédito: Karlos Gerômy/Secap)

A devoção a São Pedro reuniu em São Luís muitos fiéis e embarcações para a tradicional procissão marítima e terrestre em mais um dia de homenagens aos santos celebrados no período de festejos juninos. O esquema de segurança organizado pelo Governo do Estado contou com aparato de equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que estiveram a postos para acompanhar os fieis na condução da imagem por via terrestre ou marítima.

Da Capela de São Pedro, na Madre Deus, a imagem do santo foi levada à procissão, tendo escolta do Corpo de Bombeiros, até a Rampa Campos Melo, Cais da Praia Grande, na Av. Beira-Mar. Antes da saída dos barcos, momento de oração e cânticos. A procissão marítima iniciou às 9h30, com passagem no Porto do Jenipapeiro, Ponta d’Areia, Barragem do Bacanga e retorno à Rampa Campos Melo para o Largo na Capela de São Pedro, na Madre Deus.

Fé e devoção para quem esteve na reverência à São Pedro durante a procissão para agradecer ou apenas prestigiar. As pessoas se emocionaram com as manifestações públicas. Participando anualmente do evento, a doméstica Maria do Carmo Nina, 58 anos, diz ser  sempre uma emoção forte e vê no santo um protetor. "Sinto muita felicidade a cada evento. É uma satisfação que não consigo descrever e sei que sou ouvida e tenho minhas graças atendidas", destacou.

Graças atendidas também para a profissional em serviço social, Vera Lúcia Gonçalves Serra, 51. Ela atribui a sua devoção ao santo à conclusão do curso superior, algo que era muito esperado. "É muito gratificante e hoje minha emoção é maior por estar aqui formada e mais uma vez confirmando e reafirmando minha fé", enfatizou.

A gestora de RH, Flavimar Matos, 30 anos, participa do ato de fé sempre ao lado dos familiares. Este ano, o sentimento é de gratidão pelo retorno à festividade. "Estava afastada, mas minha família sempre esteve envolvida. Esse momento de retorno representa  a renovação da minha fé", disse ela, que estava acompanha da mãe, tia e cunhada. "Estou muito emocionada, muito sensibilizada. É um amor e respeito muito grandes que sinto todos os anos. Não tem como descrever",  disse a aposentada Maria do Carmo Silva Mota, 66 anos. 

As bênçãos recebidas pela funcionária pública Linete Moraes, 58, justificam a forte devoção por São Pedro. Ela atribui ao santo o restabelecimento da saúde do  sobrinho e a conquista da casa própria do filho. "A gratidão é enorme. Sempre me apaguei a São Pedro e tenho nele meu santo de proteção. Foi graças a Deus pelas glórias que recebi e contínuo na minha fé", enfatizou. Segundo a Capitania dos Portos, com base na capacidade das embarcações, aproximadamente, 600 pessoas acompanharam a procissão marítima.

Segurança e tranquilidade
Antecedendo os eventos, o Corpo de Bombeiros realizou um trabalho preventivo e de monitoramento para orientar e informar os devotos. “Durante a procissão, o efetivo esteve de prontidão para realizar atendimento pré-hospitalar, de busca e salvamento, no combate a incêndios e outros casos que pudessem ocorrer”, explica o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto Araújo. Frota de ambulâncias e viaturas integrou o aparato dos Bombeiros para as ações durante a festa. Nenhum incidente grave foi registrado no evento.

Ações de fiscalização, inspeção das embarcações quanto à condição de navegabilidade, existência de itens de segurança como coletes e documentação necessária para impedir superlotação, presença de álcool e fogos de artifício foram algumas realizadas pelas equipes de Segurança com apoio da Capitania dos Portos. Uma equipe de 180 bombeiros militares destacados para o festejo de São Pedro. Esse contingente, somado aos mais de 700 policiais militares, também estão destacados para o São Marçal, cuja celebração a partir da madrugada de sexta-feira, 30 e prossegue ao longo do dia, no bairro João Paulo.

Fonte: SECAP


0 comentários:

Postar um comentário