CAMPANHA: IPTU 2018

domingo, 11 de junho de 2017
Todos os ritmos juninos ecoam na capital maranhense a partir da próxima quarta-feira (14), quando a cidade passa oficialmente a respirar festa com a programação do São João de Todos, promovida pela Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís. Grupos de tambor de crioula, bumba-boi, danças folclóricas, companhias de ritmos e shows de artistas locais e nacionais abrilhantam os 19 dias da celebração que melhor representa a cultura local. A sede do Ipem (Donato Alves), Parque Folclórico da Vila Palmeira (Humberto de Maracanã) e as praças Nauro Machado (Mestre Marcelino) e Maria Aragão integram o circuito oficial do festejo, que terá apresentações de 14 de junho a 2 de julho.

As festas juninas deste ano vão, mais uma vez, celebrar o que a cultura do Maranhão tem de melhor, enfatiza o secretário Estadual de Cultura e Turismo (Sectur), Diego Galdino. “O São João de Todos contempla as mais destacadas manifestações culturais maranhenses. Uma programação bastante diversificada para agradar a diversidade de público. Será mais um ano de festejo com muita alegria, paz e segurança”, pontuou o secretário de Cultura. Serão seis apresentações culturais por noite em cada arraial.

"Este ano a programação foi estendida e teremos 19 dias oficiais de festa, mais uma vez realizada pela parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado. É a nossa maior festa e traz uma diversidade de manifestações da nossa cultura popular, com uma programação variada, acessível e gratuita para todos os ludovicenses e visitantes aproveitarem da melhor maneira o São João de Todos", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão. 

Entre as centenas de atrações da programação junina oficial, destaque para as apresentações dos tradicionais grupos de bumba boi, uma das brincadeiras mais apreciadas pelo maranhense e que também atrai milhares de turistas nessa época. Nomes reconhecidos da música local se somam às atrações nacionais. Estão previstos cinco grandes nomes do cenário, entre estes, a paraibana Elba Ramalho e o pernambucano Geraldo Azevedo, que animam a festa no Arraial Maria Aragão, dia 18 de junho, a partir das 17h, com os maranhenses César Teixeira e Flávia Bittencourt. Ainda na programação do projeto, apresentação do Boi da Maioba, grupos de tambor de crioula e cacuriá.

As crianças terão um momento especial neste festejo com a programação infantil do Arraial Donato Alves, no Ipem, das 19h às 21 horas, dia 30 de junho. Na lista atrações, a Quadrilha Fogo Caipira (estilizada); Banda Vagalume, tocando as mais conhecidas do repertório infantil; Barriquinha; exibição do filme de animação ‘Catirina e Pai Francisco’ com distribuição de kits animados para as crianças; e encerrando com a presença de personagens infantis, que vão interagir com o público. “Será mais um dia para a família e que contempla o público infantil, uma marca do festejo junino que sempre prioriza atrações específicas para este público no cronograma”, diz Galdino.

Os tradicionais grupos de quadrilhas juninas terão oportunidade de mostrar toda sua beleza, criatividade e animação nos dias 30 de junho e 1º de julho, durante a ‘Mostra de Quadrilhas - Sanfonadas e Estilizadas. Dezenas de grupos participam da mostra que será realizada no Arraial Maria Aragão. “Resolvemos destinar uma programação que pudesse mostrar a representatividade dos grupos de quadrilhas do Maranhão, que são inúmeros, além de ser uma brincadeira que todos os públicos apreciam”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Diego Galdino.

No circuito de arraiais de bairro, contam com o apoio do Estado: Bairro de Fátima, João Paulo, João de Deus, Cohajap, Liberdade, Largo de Santo Antônio no Centro, Cohatrac, Anil, Anjo da Guarda, Cidade Operária, Vila Embratel e Praça do Letrado no Vinhais. Nesses locais, a programação vai de 23 a 29 de junho. O Governo apoia, ainda, as tradicionais festas, como os encontros de grupos de Bumba Meu Boi da Capela de São Pedro (29), na Madre Deus, e o festejo de São Marçal (30), no bairro do João Paulo. O Festival de Zabumbas e o Encontro de Miolos de Boi, também foram contemplados com o apoio. Para consultar todas as atrações da grande festa junina do Maranhão, basta acessar o site ma.gov.br/saojoaodetodos.

Festejo antecipado

As apresentações prévias do São João de Todos foram iniciadas dia 1° de junho, no Canto da Cultura, Centro Histórico e Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia; além de alguns bairros na capital. Diversos grupos folclóricos ocuparam o Canto da Cultura – encontro das Ruas Portugal e da Estrela – para apresentações, a partir das 18h às quintas-feiras, e 19h às sextas-feiras.  Aos domingos, as atrações continuaram no Espigão da Ponta d’Areia. A programação das prévias segue até este domingo (11).

Segurança reforçada

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) reforça o monitoramento no período e já está em atividade com a programação prévia do período junino. Policiamento em viaturas, motocicletas, cavalaria e a pé cumprem as ações de abordagem, revista, fiscalização com efetivo militar do Comando de Policiamento Metropolitano de Área (CPAM - I, II e III). O trabalho será intensificado nos dias de maior fluxo de pessoas - São Pedro, São João, São Marçal e fins de semana. 

Para cada arraial a Polícia Militar vai destacar um grupamento para monitorar a aérea em viaturas, motocicletas e também a pé. Além deste, o Arraial do Ipem vai contar ainda com equipes da Cavalaria Militar. Nos Vivas apoiados pelo Governo, reforço de viaturas e motos. Equipes monitoram a pé e outra parte mantém a guarda nas entradas e saídas; nas proximidades dos palcos e áreas de estacionamento de veículos. Fiscalizações da Lei Seca também integram o cronograma das ações de segurança realizadas pela Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind).

As orientações, ações de fiscalização e educativas vão ser desenvolvidas por equipes da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur). O efetivo é treinado e preparado com policiais que têm domínio de mais de uma língua estrangeira, amplo conhecimento do bairro e suas potencialidades turísticas, além de condições de trato adequado com públicos diversos. No Centro Histórico haverá um posto fixo da Polícia Militar funcionando 24 horas.

Bem-vindos turistas

O turista será acolhido de maneira especial no São João de Todos, com recepção no aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado ao som das toadas e atrações tipicamente maranhenses. Centrais de Atendimento ao Turista também serão instaladas nos arraiais Ipem e Maria Aragão, para informações e divulgação de destinos turísticos maranhenses.
Anexos

Fonte: Secap Texto: Sandra Viana Fotos: KarlosGeromy


0 comentários:

Postar um comentário

Hotel Pousada do Buriti

Hotel Pousada do Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Cidadão limpeza

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista