quarta-feira, 14 de junho de 2017
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), lançou na última sexta-feira (9) a Campanha de Prevenção a Violência Contra a Mulher nos Festejos Juninos. Com o tema ‘Pai Francisco deu a Catirina o que ela mais desejou: o respeito. Violência contra a Mulher, jamais’, a Semu vai realizar uma série de ações para divulgar a campanha durante o período de São João.

A secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, explica que a campanha é um alerta contra a violência e traz em sua mensagem a importância do respeito às mulheres. “Nosso governo desenvolve uma política de garantia de direitos que queremos levar para todas as mulheres. As campanhas desenvolvidas pela Secretaria da Mulher servem para que possamos intervir nessa realidade de violência”, destacou.

O lançamento da Campanha de Prevenção e Denúncia a Violência Contra a Mulher nos Festejos Juninos foi realizada no auditório Neiva Moreira no Complexo de Comunicação da Assembléia Legislativa. Mais de 50 gestoras municipais; representantes de movimentos de mulheres; Conselho Estadual da Mulher; Fundação da Criança e do Adolescente; Secretaria de Estado da Educação, dentre representantes de outras instituições compareceram ao lançamento da campanha. 

Para levar a campanha para todo o estado, as gestoras dos Organismos de Política para Mulheres – OPM’s – participaram de capacitações e receberam kits com material informativo sobre a campanha, para multiplicarem a mobilização contra a violência de gênero em seus municípios.

“Não é só entregar um panfleto ou pendurar um banner em qualquer lugar, a campanha de São João é parte do planejamento estratégico da Semu. As gestoras estão sendo direcionadas para as ações de sensibilização sobre o tema que é o respeito à mulher e a prevenção contra a violência, além da articulação com toda a rede de enfrentamento da violência”, explicou a chefe do Departamento de Gestão e Articulação (DEGA) da Semu, Márcia Rodrigues. 

Para a chefe do Departamento de Planejamento e Ações Estratégicas da Semu, Lúcia Azevedo, o ambiente é de festa, mas infelizmente é nesse período também que aumentam as denúncias e os casos de violência contra as mulheres. “O ambiente de festa e de fortalecimento da nossa cultura popular expõe também a outra face do machismo, a violência contra as mulheres, nesse período infelizmente aumentam casos de estupro, assédio sexual, abuso e exploração sexual de meninas e jovens”, observou.

Além do envolvimento e participação das Secretarias de Estado, a campanha conta com outros parceiros: a Rede Hoteleira da capital e a Vale. Será montada uma força tarefa para distribuição de panfletos e ventarolas nos hotéis da capital, além de sensibilização dos hoteleiros para o tema. A outra ação da campanha será no trem da Vale. A equipe da Semu vai realizar uma intervenção artística durante a viagem, além de distribuição de ventarolas, panfletos e orientação e esclarecimentos sobre a campanha.

Os terminais de integração; os Vivas; o terminal da Ponta da Espera; o posto de informação turística no aeroporto Cunha Machado e a rodoviária também serão espaços para mobilizar a população durante a campanha.

Na estratégia de divulgação foram incluídos os projetos e programas que a SEMU desenvolve, entre eles: Carreta Mulher Maranhense; Ônibus Lilás; projeto Quem Ama Abraça e Ouvidoria da Mulher. 

A equipe da Semu estará presente em todos os arraiais promovidos pelo Governo do Estado realizando panfletagem e prestando orientações e esclarecimentos sobre a campanha. “Onde estiver um representante da Secretaria de Estado da Mulher, lá vai estar uma pessoa apta a divulgar e replicar as nossas campanhas”, frisou Márcia Rodrigues.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Do dia 11 ao dia 24 – Carreta Mulher Maranhense/ Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Do dia 18 ao dia 23 – Ônibus Lilás (campanha nas escolas e povoados da rota quilombola).
Do dia 22 ao dia 24 – Estande na Agritec com as ações da Semu e intervenção na programação para falar sobre a campanha, com distribuição de material informativo e orientação.
Do dia 23 ao dia 24 – Fala no palco central e panfletagem durante a programação da Caravana De Todos.
Do dia 13 ao dia 16 – Sensibilização e entrega de material informativo na rede hoteleira da capital.
Do dia 19 ao dia 23 – Sensibilização e entrega de material na Rede de Atendimento à Violência Contra a Mulher.
Do dia 19 ao dia 23 – Sensibilização e entrega de material na rodoviária e no aeroporto.
Do dia 13 ao dia 16 – Sensibilização e entrega de material no Terminal da Ponta da Espera.
Do dia 18 ao dia 30 – Sensibilização e entrega de material nos arraias da programação do Governo de Todos.

Fonte: SEMU

0 comentários:

Postar um comentário