domingo, 25 de junho de 2017
O circuito passa por ruas da cidade embalando os brincantes com forró pé de serra

Ao som do forró pé de serra, a Jardineira da Roça vem animando o público no São João de Imperatriz. Durante os três dias de programação da festa junina, o circuito sai da Praça da Cultura e passa por ruas da cidade até chegar à Avenida Beira Rio, onde estão sendo realizadas as apresentações culturais. O São João de Imperatriz começou na sexta-feira (23) e segue até hoje (25) por uma parceria entre o Governo do Maranhão e a Prefeitura Municipal.

A festa, que conta com danças típicas e shows musicais abertos ao público, realiza pela primeira vez o cortejo junino. A ideia de promover a Jardineira da Roça veio de uma tradição do município de Imperatriz, onde todos os anos, no carnaval, é realizado circuito em que os brincantes passam por pontos importantes da cidade.

“A jardineira já é um sucesso no carnaval, então trajamos de caipira, trazendo um cordão de quadrilhas improvidas, com xote e baião, até onde acendemos o palco e continuamos a festa com as atrações juninas”, explica o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Chiquinho França.

A exemplo do carnaval, onde o público veste fantasias para participar da Jardineira, durante o São João os brincantes usam roupas típicas do período junino, como é o caso da estudante Vanessa Lima, que participou do cortejo e elogiou a iniciativa. “É muito interessante pegar essa cultura que é tão importante na cidade, durante o carnaval, e trazer para o São João, pois estimula mais pessoas a fazerem parte desta festa”, ressalta.

Com apoio e segurança da Policia Militar e do Corpo dos Bombeiros, o trajeto iniciou às 16h na Praça da Cultura, localizada no centro da cidade, e seguiu em direção ao palco montado pelo Governo do Maranhão para receber grupos folclóricos e artistas locais na Beira-Rio.

E já no palco, o cacuriá, o bumba meu boi e as quadrilhas foram as responsáveis por animar o público durante a segunda noite de São João, realizada por meio de parceria do Governo do Maranhão com a Prefeitura de Imperatriz. No último sábado (24) grupos como Cia Sotaque, Kizomba, Boi da Gameleira e Arrastapé encantaram com apresentações que aliaram beleza e tradição.

A festa junina, que este ano homenageia Francisca do Lindô, teve ainda um momento em memória a mestre de cultura de Imperatriz, que morreu no início de junho, vítima de uma câncer de mama. “Imperatriz ficou órfão com a perda de Francisca do Lindô, que tanto contribui com a nossa cultura, nada mais justo que homenageá-la em uma noite como essa” destacou Ozório Neto, mestre de cultura e coordenador da Cia Okazajo, que apresentou a dança da mangaba e lindô, para relembrar a cultura trazida por Francisca à Imperatriz.

Na ocasião, o artista também destacou a importância de se manter um evento como este para a região tocantina. “Por meio de parceria da Prefeitura com o Governo do Estado hoje é possível que nós estejamos aqui mantendo essa bela tradição do São João”.

A segunda noite de São João contou, também, com programação em comunidades de Imperatriz. Atrações como quadrilha Arrastapé, grupo Kizomba e Batalhão Real realizaram apresentações nos bairros: Conjunto Vitória, Santa Rita e Santa Inês.

A noite foi encerrada com a apresentação do cantor e compositor Djalma Chaves, grande nome da música nacional, já indicado a prêmios como o Grammy Latino. Na ocasião, o artista trouxe um reportório de músicas maranhenses.

“Por meio da lei de incentivo à cultura venho me apresentando em diversas cidades do Maranhão, e, agora, em Imperatriz. E o intuito é fazer esse trabalho de valorização da nossa música, mostrando a diversidade de ritmos ao público”, destaca o cantor.

O São João de Imperatriz encerra neste domingo (25), onde promete ainda apresentações de dança e música, além da Jardineira da Roça, e a final da Gincana Universitária, que vem sendo realizada durante a programação com estudantes de instituições de ensino superior da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário