sexta-feira, 16 de junho de 2017
Quinze jovens surdos lançam inédito trabalho de fotografia, a partir do Projeto Impressão do Silêncio, elaborado pela fotógrafa Veruska Oliveira com o objetivo de contribuir com a mudança de situações de preconceitos e dificuldades vividas por eles para conseguirem ingressar no mercado de trabalho. O

Impressão do Silêncio foi pensado para que a fotografia fosse utilizada como instrumento de inclusão social. Depois de organizadas aulas teóricas e práticas, o projeto foi aprovado pelo Edital de Seleção de projetos Esportivos e Culturais, patrocinados pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da lei estadual de Incentivo à Cultura.

Jovens de São Luís, Alcântara, São José de Ribamar e Raposa foram selecionados para aprender a fotografar sob diversas perspectivas, linguagens e temas, passando por captação e edição de imagens. Ao longo de oito módulos, desenvolveram outro olhar, mais sensível, aos detalhes que os cercam.

“Eu trabalhava com jovens surdos na criação de apostilas de libras e me encantei pela capacidade deles e criar e se concentrar. Então, nasceu a ideia do projeto e de mudar o quadro de preconceito das cenas que presenciei”, afirmou Veruska Oliveira, idealizadora do Projeto. “É muito gratificante para mim ver a evolução destes jovens. Eles estão prontos para o mercado de trabalho”, finalizou.
O resultado do projeto é a publicação do livro Impressão do Silêncio, com 2 mil exemplares, além de exposição fotográfica e vídeo curta.

A Exposição Fotográfica Impressão do Silêncio acontece no hall do cinema, no Shopping da Ilha, de 15 de junho a 15 de julho. O lançamento oficial do Livro será dia 16 de junho, às 19h30h, no mesmo local.

O quê: Lançamento do Livro “Impressão do Silêncio” e Exposição Fotográfica

Quando: Abertura da Exposição no dia 15 de junho, às 10h; Lançamento do Livro dia 16 de junho, às 19h30h

Onde: Hall do cinema, no Shopping da Ilha

0 comentários:

Postar um comentário