segunda-feira, 5 de junho de 2017
Site: Pé na Estrada 
Com cuxá, torta de camarão, vatapá, peixe frito, sururu e caranguejo. Sertanejos, caipiras e cangaceiros? Só em certas canções ou evocados em algumas quadrilhas, sertão e Caatinga? Aqui é Mar e Mangue.

Festa de homenagem a São Marçal (Biné Morais/ O Estado do Ma) 
Casinhas da Roça? Tem, cobertas com palha de coco babaçu, mas também o casario azulejado colonial vira cenário. Descendentes de africanos, índios e portugueses são os que fazem a festa, tudo misturado... O rei da festa é o Boi, simbolo maior da brasilidade,  dessa miscigenação. 

Quentão? Aqui não se conhece, nem precisa - com esse calor! De dia é praia, à noite é arraial..muitos arraiais.  E o Forró? é um complemento, um ritmo a mais entre tantos que só tem aqui.

Iguarias de milho e mungunzá? Tem mas aqui este último é mingau de milho. Além dos três santos populares, aqui também se celebra São Marçal.
Internet
O pescador é boieiro e São Pedro - santo protetor dos pescadores - aqui é mais festejado que São João. Aqui a sanfona e o triângulo perdem espaço para as matracas, orquestras, pandeirões, caixas, maracás  e tambores

Nem tão ao Norte e não exatamente Nordeste...

Venha se encantar com esta festa tão brasileira de ritmos, de cores e sabores... e de muita alegria, que é o SÃO JOÃO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO: a maior e mais bela festa folclórica do Brasil!! 
O nosso São João é do litoral....

Por: Rafael dos Santos Marques.

0 comentários:

Postar um comentário