sábado, 17 de junho de 2017
Turismo receberá analistas de TI para trabalharem nas plataformas digitais, facilitando o uso das ferramentas para funcionários e cidadãos

Os Ministérios do Turismo e Planejamento estão em parceria para fortalecer e modernizar os sistemas de informações digitais do MTur. Para isso, representantes das Pastas assinaram nesta sexta-feira (16) um acordo de repactuação de uma parceria iniciada em 2016. O Plano de disponibiliza, no MTur e Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), analistas em tecnologia da informação cedidos pelo Ministério do Planejamento. O objetivo da iniciativa é modernizar as ferramentas digitais, trazendo benefícios para funcionários e cidadãos que utilizam os serviços do MTur.

Entre as mudanças previstas estão a modernização de plataformas como o  cadastro de prestadores de serviços do Ministério do Turismo (Cadastur) e o Mapa do Turismo,  ferramenta que auxilia na definição da estratégia de atuação do Ministério do Turismo. A proposta prevê, também, a atualização do Sistema de Gestão e Monitoramento de Qualificações Turísticas, que fornecerá informações mais concentradas sobre áreas que realizarem qualificações no setor.

Estiveram reunidos no encontro, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, a coordenadora substituta de TI, Sâmia Firmino, e membros do Ministério do Planejamento, como o secretário-adjunto da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), Angelino Caputo, e a diretora do Departamento de Relacionamento e Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ana Carolina Romão.

Para Alberto Alves, a parceria possibilitará que o Ministério do Turismo se equipare com as estratégias de governança digital do governo federal. “Além de estarmos em conformidade com as políticas digitais do governo, teremos mais funcionários em nossa equipe, que trabalharão para favorecer e facilitar a pesquisa e cadastros dos cidadãos junto ao órgão”, explicou. 

Segundo os técnicos do Ministério, a migração de sistemas para uma nuvem e o alinhamento do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) à Estratégia de Governança Digital serão alguns dos benefícios da parceria.

O Plano de Trabalho vai até 31 de dezembro de 2017. A SETIC ficará responsável por realizar uma avaliação anual em relação ao cumprimento das metas. O próximo encontro entre os representantes será em agosto.



0 comentários:

Postar um comentário