sábado, 17 de junho de 2017
Apresentações atraíram centenas de famílias aos arraiais durante o feriado (Crédito: Handson Chagas)


A visita aos arraiais da Vila Palmeira e Praça Maria Aragão foi o programa escolhido por centenas de famílias no feriado desta quinta-feira (15) em São Luís. Os locais são integrantes da programação oficial do São João de Todos 2017, promovido pelo Governo do Maranhão em parceria com a Prefeitura de São Luís, e foram elogiados pelos frequentadores devido à organização, segurança e programação diversificada. 


O casal Cristiane Cabral e Eferson Araújo escolheu o arraial Humberto de Maracanã, no Parque Folclórico da Vila Palmeira, para apresentar a tradição maranhense à filha Ananda Beatriz, de nove meses. “Ela está encantada e fizemos questão de trazê-la para que desde cedo ela já conheça e valorize nossa cultura que é tão rica e bonita”, contou a mãe. Sobre o arraial, Eferson destacou a beleza do local e o horário da programação. “Está muito bonito, organizado, há espaço para barracas, para as apresentações e a programação começa cedo dá para trazer criança tranquilamente”, contou. 

No mesmo arraial e com uma filha um pouco maior, de dois anos, Cristina Barbosa Costa e Mauro Cesar Silva, aproveitaram a proximidade da Vila Palmeira ao bairro onde moram, Santo Antonio, para assistirem aos festejos e oferecerem uma oportunidade de diversão à filha. “É bom demais, nós gostamos, ela também gosta e é uma opção perto de casa para a gente sair, se divertir”, afirmou Cristina. 
Proximidade que foi também um dos motivos para o arraial ser o escolhido da noite pela técnica de enfermagem Daniela Gaspar e pelo designer gráfico Jackson Brito. Além de ser perto do Anil, eles se dirigiram ao Parque Folclórico por indicação de amigos. “Soubemos que o arraial estava muito bom e por isso viemos para cá”, contou Daniela que foi complementada por Jackson. “Está muito bom também porque é mais perto da nossa casa, a gente mora no Anil e antes só tinha Arraial na Lagoa, agora não, tem arraial bom bem pertinho”.

Encantada com a decoração do local, Claudia Dias e a filha Cauana Eunice Lima trataram de registrar o momento assim que chegaram ao arraial. A operadora de caixa contou que vai arraial da Vila Palmeira desde criança e ficou feliz em ver o espaço revitalizado. “É bom demais ver que esse, um arraial tão tradicional está sendo preservado”, disse. 

Na Praça Maria Aragão, que recebeu um grande público, teve quem aproveitasse a oportunidade para matar a saudade do São João do Maranhão. Morando em Brasília há quatro anos, Leonardo Brito de Souza se mostrou feliz com a beleza do lugar. “Estive esse tempo fora e o que pude perceber é que está muito mais bonito, organizado e também tem segurança, policiais, bombeiros, gostei muito e estou bem feliz de poder estar aqui para aproveitar”.

O São João de Todos 2017 se estende até o dia 2 de julho e inclui ainda dois arraiais oficiais, o da Praça Nauro Machado e a sede do Ipem, que serão abertos nesta sexta-feira (16).

Mais IDH

Outra atividade que tem chamado a atenção no arraial da Praça Maria Aragão é a comercialização de peças artesanais de comunidades do interior do estado, entre elas de aldeias indígenas. A comercialização é fruto do trabalho desenvolvido pelo Plano Mais IDH, do Governo do Estado. 

“Essa ação é na verdade apenas uma das vertentes do trabalho maior de valorização e recuperação da identidade por meio do artesanato e de trabalhos manuais promovido dentro do Plano Mais IDH em consonância com o Programa do Artesanato Brasileiro. Essas iniciativas, além de recuperar a identidade, possibilitam também uma oportunidade de geração de renda para os artesão participantes”, explicou a responsável pelo projeto, Viviane de Jesus, da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Atualmente o projeto é desenvolvido em 12 municípios integrantes do Plano Mais IDH – o qual abarca os 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano do estado. As peças comercializadas no arraial da Maria Aragão e no Ipem, a partir desta sexta-feira (16), são oriundas dos municípios Fernando Falcão, Santo Amaro e Primeira Cruz.

Fonte: Secap

0 comentários:

Postar um comentário