quinta-feira, 8 de junho de 2017
Reta final das inscrições para os Programas Parlamento Jovem Estudantil Maranhense e Parlamento Jovem Brasileiro A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para os Programas Parlamento Estudantil Maranhense e Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), terminam nesta sexta-feira (09). No estado, o Parlamento Estudantil será executado por meio de um convênio firmado entre a Seduc e a Assembleia Legislativa. A Seduc é responsável pela coordenação de ambos os projetos.

O Parlamento Estudantil Maranhense, implantado na gestão do então presidente da Assembleia Legislativa, João Evangelista, foi executado em dois períodos, de 2005 a 2009. Em 2016, a Assembleia reativou e readequou em estrutura e metodologia nos moldes do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal.

O objetivo dos programas é levar o estudante a pensar na sua realidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas. Assim, os estudantes, junto às suas escolas, devem elaborar um projeto de lei propondo soluções para problemas na comunidade em que vivem, na escola em que estudam.

Podem se inscrever estudantes com idade entre 16 e 22 anos de idade, devidamente matriculados nas escolas públicas e privadas do Maranhão, que estejam frequentando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio ou o 2º, 3º ou 4º do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.  Ao se inscrever, os estudantes já estarão participando da seleção para os dois programas.

No âmbito do Legislativo maranhense, o programa vai ser constituído por 21 deputados estudantes, que vão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança. Eles serão diplomados, empossados e investidos no mandato de um ano, no qual atuarão na rotina dos trabalhos legislativos da Assembleia.

Os interessados devem inscrever as suas propostas no site da Câmara Federal, pelo endereço eletrônico www.camara.leg.br/pjb. Os estudantes devem imprimir e preencher a ficha de inscrição, juntar ao projeto de lei e encaminhar, junto com os documentos solicitados, à Coordenação Estadual da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (Sappe/Seduc), por meio do email: maranhao.pjb2017@gmail.com. O material também pode ser enviado pelos Correios ou entregue na Sappe/Seduc, localizada na Rua Paulo Frontim, nº 386, bairro Monte Castelo.

Jovem Senador

A Seduc informa, ainda, que já estão abertas as inscrições para o Programa Senado Jovem Brasileiro, que visa proporcionar conhecimento acerca do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento dos jovens cidadãos com o Senado Federal.

Os estudantes do ensino médio regular, ensino técnico na modalidade integrada ou educação de jovens e adultos, matriculados em escolas da rede estadual, têm até o dia 18 de agosto para se inscreverem.

Para obter mais informações, os interessados devem procurar a Coordenação Estadual do Programa Jovem Senador através dos e-mails: jovemsenador.ma@gmail.com/mika.kelly@hotmail.com ou pelos telefones: (98)98182-5220/99603- 7366/3235-6120.

Fonte: Seduc

0 comentários:

Postar um comentário