quinta-feira, 15 de junho de 2017
Mil e duzentos policiais estão escalados para garantir a segurança no São João 
(Crédito:Karlos Gerômy)

Um esquema especial foi montado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para atuar durante os dias de programação junina em São Luís. A exemplo do que ocorreu no período de pré-São João, a SSP determinou que o policiamento ostensivo da Polícia Militar, as investigações feitas pela Polícia Civil e o trabalho de prevenção e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar continuem durante todo o período oficial do São João de Todos, que vai até o dia 2 de julho.

De acordo com o comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana, o CPAM I, coronel Pedro Ribeiro, aproximadamente 1.200 policiais militares estão destacados para garantir a segurança nos arraiais da Região Metropolitana de São Luís, tanto da programação oficial, quanto das alternativas.

“No mês de junho, durante as festividades, temos o reforço dos PMs do quadro administrativo e o incremento de toda a corporação na ativa, já que nesse período os oficiais não tiram férias. Isso tudo para manter os arraiais e suas imediações em segurança total durante os dias de programação”, explica Pedro Ribeiro.

Policiamento em viaturas, motocicletas, cavalaria e a pé cumprem as ações de abordagem, revista, fiscalização e monitoramento, de acordo com o comandante. “São, pelo menos, 30 policiais a pé em cada arraial do circuito oficial. Esses PMs são resguardados pelo apoio dos outros tipos de policiamento que estão divididos por toda São Luís. A intenção é que as pessoas estejam seguras desde a hora de chegada até a saída dos pontos de festa”, completa.

Lei Seca

O cumprimento das normas da Lei Seca vai ser fiscalizado pelas ações da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), que fará abordagens em veículos e teste de alcoometria (bafômetro) com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran).

Pontos turísticos

De responsabilidade da Companhia de Policiamento Turístico Independente (CPTur Ind), a segurança nas áreas do Centro Histórico conta com um efetivo de 60 policiais e com o apoio das equipes do Batalhão Tiradentes e do Batalhão de Choque.

O foco da polícia na região é ir além do policiamento, recebendo e orientando turistas que estejam visitando São Luís durante o período junino. “A CPtur tem o objetivo de garantir a segurança, mas vai além quando tem a necessidade de orientar e recepcionar turistas em visita ao Centro Histórico. Estaremos preparados com o efetivo total da Companhia fazendo rondas e abordagens a pé e com o auxílio de motos e viaturas”, explica o comandante da Companhia, o tenente-coronel José Roberto Moreira.

A CPtur é responsável por orientar, fiscalizar e operar ações educativas durante os dias de programação no Centro Histórico, já que conta com um efetivo de policiais que têm domínio de línguas estrangeiras, amplo conhecimento das imediações e sobre as potencialidades turísticas do centro da capital.

Maranhenses e turistas também contam com um posto fixo da Polícia Militar funcionando 24 horas por dia na Praça Nauro Machado durante todo o período junino.

União de forças

As unidades especializadas da Polícia Militar, como as equipes do Centro Tático Aéreo (CTA), o Batalhão de Choque e a Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), auxiliaram no policiamento realizado durante todos os dias de programação.

O reforço se soma com a parceria de equipes da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros, da Blitz Urbana, das secretarias estaduais e municipais de Saúde, Trânsito e Transportes, Turismo, Cultura e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Fonte: Secap

0 comentários:

Postar um comentário