sexta-feira, 7 de julho de 2017
Com representantes nacionais e internacionais, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), maior do segmento na América Latina, mais uma vez terá a participação do Maranhão. Realizada no Centro de Convenções de Pernambuco (Olinda), a partir desta quinta-feira (6) até 16 de julho, a feira que chega à 18ª edição terá estande maranhense, onde estarão presentes sei sartesãos e o trabalho de outros que enviaram suas criações por procuração. A participação é promovida pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), Programa ‘Mais Artesanato’ e apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). 

Itens produzidos com fibra de buriti, azulejaria, biojoias, instrumentos de matriz africanasão alguns exemplos do que os visitantes da 18ª Feira Nacional do Artesanato poderão encontrar no estande do Maranhão. Estrategicamente localizado no corredor 5 do PAB, o artesanato será exposto de forma atrativa, privilegiando a identidade cultural do Estado.

“Desde o edital de chamamento público demonstramos a preocupação de priorizar o artesanato que de fato tenha identidade cultural, ligação veemente com a cultura popular e qualidade. Dessa forma, conseguimos montar um espaço na feira que atrai os mais diversos públicos. Desde aqueles que buscam utensílios domésticos, acessórios aos que preferem instrumentos feitos pelas mãos de um mestre luthier”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual do Artesanato, Viviane de Jesus. 

A Fenearte é considerada uma das mais importantes vitrines do artesanato nacional e internacional. Para se ter ideia, na edição de 2016 contou com o investimento de 5 milhões de reais, gerando 3 mil vagas de empregos temporários, mesmo estando o Brasil em um cenário de crise. 

“A participação do Maranhão é de extrema importância. A Fenearte apoia e estimula o empreendedorismo e geração de renda, que são focos do Mais Artesanato. Por isso, o Governo do Maranhão promove a participação do artesão através da viabilização do transporte das mercadorias, da disponibilização do espaço e passagens aéres para que, de fato, o profissional possa estar presente na feira”, ressalta o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Mais Artesanato

O Governo do Estado reconhece o artesanato como uma importante ferramenta de promoção do Maranhão e também como estratégico na geração de emprego e renda para milhares de cidadãos.Evidenciando essa visão, o governador Flávio Dino sancionou a Lei 10.402/2015, que originou o Programa Mais Artesanato, cujo objetivo é fortalecer a promoção da atividade e abrir espaços para a divulgação e apoio à comercialização do artesanato.

0 comentários:

Postar um comentário