sexta-feira, 14 de julho de 2017
As cidades de Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras receberam a Caravana Governo de Todos, nesta sexta-feira (14). Chegando à 10ª edição, o evento ainda passará por Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Joselândia, levando os mais diversos serviços na área saúde, cidadania, agricultura, assistência social, esporte, cultura e lazer à população. A Caravana tem sido uma grande mobilização com a finalidade de garantir direitos de formas mais prática é acessível, segundo a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto, que coordenou as ações no município de Igarapé Grande. 

“É a décima Caravana e o governo chega a mais seis municípios da Região do Mearim, estando mais uma vez com a prefeitura e fazendo uma ação integrada de atenção à saúde da mulher, trabalho de prevenção com a Força Estadual de Saúde, com a presença do Viva, orientação ao produtor rural, com informações sobre a entrega de sementes e temos também esporte e lazer para as crianças”, explicou a secretária Laurinda Pinto. 

A chegada da Caravana Governo de Todos é motivo de comemoração para a comunidade. São pessoas como a dona de casa Maria Machado, 55 anos, de Igarapé Grande, que fez o preventivo, oferecido na Carreta da Mulher durante o evento. A última vez que tinha feito esse exame foi há 10 anos, em Teresina, no Piauí. “Essa é uma grande oportunidade. Eu teria que pagar particular e agora, pertinho de casa, gratuitamente, é muito bom”, opinou. 

Além da Carreta da Mulher, também foi levado o caminhão do Mamógrafo Móvel. Ainda na área da saúde, a população teve acesso a consultas médicas, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, orientação e exame de hanseníase, além de vacinação, atenção à saúde bucal, atendimento com fonoaudiólogo e educação nutricional. 

A lavradora Isabel de Lima Nascimento, de Poção Grande, não perdeu a chance e procurou todos os serviços. “É bom para sair da rotina e se cuidar, cuidar da nossa saúde, isso é muito importante”, contou Isabel. 

Nas cidades por onde passou, o Viva marcou presença com emissão de RG, para fazer inscrição e consulta ao CPF e emitir certidão de antecedentes criminais. A comunidade também pôde contar com o Ônibus da Cidadania, da Secretaria de Estado de Fazenda, assegurando parcelamento do IPVA, ICMS, DIEF, EFD, certidões e orientações tributárias. Também foram disponibilizados serviços como ouvidoria, com coleta de sugestões e pedidos; além de atendimento ao agricultor familiar. 

Outras ações 

Durante a Caravana Governo de Todos, outras ações importantes foram realizadas. Em Igarapé Grande foram entregues 978 fardamentos escolares aos estudantes das quatro escolas da rede estadual. Já em Poção de Pedras, a produção agrícola foi impulsionada. “É uma grande alegria poder trazer ações concretas para o município. Especialmente na área de agricultura, temos o cadastro de sementes, o programa de dispensa ambiental, além da entrega de patrulha agrícola para impulsionar a produção”, explicou o secretário adjunto de Agricultura, Pesca e Pecuária, Emerson Macedo.

0 comentários:

Postar um comentário