quinta-feira, 13 de julho de 2017
Com o objetivo de fomentar a pesquisa e a produção de conhecimento, o Arquivo Público do Estado do Maranhão lança nesta quinta-feira (13) o livro ‘Guia de Fundos e Coleções do Arquivo Público do Estado do Maranhão’, às 16h30, no auditório do prédio do Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Rua da Estrela – Praia Grande, nº 329.

O ‘Guia de Fundos e Coleções do Arquivo Público do Estado do Mara­nhão’ é um instrumento de pesquisa que permite um conhecimento preliminar e geral sobre o acervo. É uma publicação técnica de grande importância para a divulgação de informações sobre os acervos documentais, sob a guarda do arquivo de caráter histórico.

Fundos de arquivo são conjuntos de documentos de uma mesma proveniência, independente de sua forma ou suporte, organicamente produzidos e/ou acumulados por uma entidade pública ou privada, por um indivíduo ou família no decurso de suas atividades e funções. Já as coleções são documentos reunidos intencionalmente, que, embora não tenham uma relação orgânica entre si, apresentam características comuns.

Para a diretora do Arquivo Público do Maranhão, Maria Helena Pereira Espínola, o lançamento da publicação reforça o papel do arquivo enquanto espaço de construção da memória e preservação do patrimônio documental. “O Guia dá uma visão panorâmica do acervo, auxilia o usuário na pesquisa e democratiza o acesso à informação”, ressalta a diretora do APEM.

A publicação tem um caráter informativo e didático, e tem por objetivo instruir e orientar o pesquisador no seu processo de busca de informações. Esses fundos compõem o mais importante acervo sobre a História do Maranhão.

O quê: Lançamento do ‘Guia de Fundos e Coleções do Arquivo Público do Estado do Mara­nhão’

Quando: Nesta quinta-feira (13), às 16h30

Onde: Auditório do Curso de História da Uema /Rua da Estrela – Praia Grande, nº 329 Centro São luís

0 comentários:

Postar um comentário