segunda-feira, 10 de julho de 2017

O passeio pelo Rio Preguiças é um dos atrativos mais procurados nestas férias de julho em Barreirinhas, cidade onde está sendo realizado o ‘Mais Cultura e Turismo: Lençóis Maranhenses’, promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Além de shows com artistas locais e nacionais, o evento oferece o ‘Lancha Cultural’ que realiza passeios náuticos pelo Rio Preguiça de forma totalmente gratuita em embarcações que acomodam até 10 pessoas. Na viagem os passageiros estavam com coletes salva vidas e foram orientados sobre as medidas de seguranças.

Durante o passeio são feitas algumas intervenções artísticas pelo turismólogo Guilherme Gimas, que conta a história do Maranhão por meio de músicas maranhenses e seus variados ritmos, além de declamar poemas de autores maranhenses e de realizar  uma aula de conscientização sobre a preservação do Rio Preguiça. “Para mim é prazeroso participar do programa, pois conto aos passageiros um pouco da nossa história, da cultura e de tudo que há de melhor no nosso estado”, disse o Guilherme.

O Maranhão foi o destino escolhido pelo casal paulista, Alberto Oettinger e Gilda Oettinger, que ficaram impressionados com a diversidade cultural do estado no período do ‘São João de Todos 2017’.

“Todos os passeios que fizemos foram pagos e este é o primeiro que não pagamos, gostei muito do incentivo cultural da cidade, por esse motivo pretendo voltar mais vezes”, disse Alberto Oettinger.

Gilda Oettinger  disse que se sentiu emocionada por assistir a apresentação do turismólogo, Guilherme Gimas, e pelos maranhenses que estavam no barco fazerem coral durante as musicas tradicionalmente conhecidas.

“Aquilo me arrepiou, pois achei importante para a cultura o seu povo participar, o seu povo conhecer e isso foi muito bonito. Isso vemos em poucos lugares, mas aqui no Maranhão achei maravilho o povo se valorizar”, afirmou a turista.

A turista argentina, Nádia Cardoso, veio ao Maranhão pela primeira vez após ter viajado para vários países e estados. Nádia disse que o que mais lhe chamou atenção foi a natureza e a cultura. “Esse passeio de lancha deve ser conservado para que mais pessoas conheçam as belezas desse estado, para que haja esta troca de conhecimento e de história e se possível essa atitude deve ser expandida”, afirmou Nádia Cardoso.  

Os passeios na “Lancha Cultural” acontecem as sextas-feiras e aos sábados, no bairro Beira Rio no município  de Barreirinhas, durante manhã e tarde.

0 comentários:

Postar um comentário