segunda-feira, 31 de julho de 2017
Mais uma etapa de qualificação e cadastramento voltada para o setor de turismo das cidades que integram os principais polos turísticos do Maranhão foi realizada neste mês de julho, desta vez nos municípios de Paulino Neves, Tutóia, Àgua Doce e Araioses, que pertencem ao polo Delta das Américas. As atividades fazem parte do programa Cadastur e do projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’, desenvolvido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Cerca de 900 pessoas já participaram da ação que continua no segundo semestre de 2017 com o objetivo de finalizar o ano com 1.500 pessoas qualificadas. O objetivo é levar capacitação profissional por meio de palestras, cursos, minicursos e oficinas, além de fazer a atualização do cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no Turismo. A ação realizada nos municípios no mês de julho também incluiu palestras de sensibilização sobre o Cadastur e realização de cadastros in loco.

Desde o ano passado diversas cidades do Maranhão vêm recebendo as atividades de qualificação e cadastramento voltada para toda a cadeia produtiva do Turismo (hotéis, pousadas, restaurantes, bares, receptivos). O projeto já percorreu o polo Chapada das Mesas, e esse ano já esteve no polo Floresta dos Guarás e nos municípios Arari, Monção, Primeira Cruz, Santo Amaro, Barreirinhas, Morros, Carolina e Caxias.

Para a coordenadora do projeto ‘Mais Qualificação e Turismo’, Karen Moraes, estas ações conjuntas fortalecem o desenvolvimento econômico e melhoram a prestação dos serviços turísticos, alinhadas às estratégias de desenvolvimento turístico do Governo do Estado do Maranhão.

Mais Qualificação e Turismo

O projeto “Mais Qualificação e Turismo” contempla todos os polos turísticos do estado levando informações importantes para atualização e qualificação do setor produtivo. Por meio de uma agenda de cursos a comunidade tem acesso a técnicas de recepção para meios de hospedagem, qualidade no atendimento em bares e restaurantes e boas práticas de manipulação de alimentos, entre outras informações.

Cadastur

Outra ação direcionada aos empresários do turismo é o programa Cadastur, que tem por finalidade formalizar as empresas prestadoras de serviços turísticos, tais como: meios de hospedagem, bares e restaurantes, guias de turismo, agências de viagens e receptivos em uma grande plataforma nacional e melhorar, assim, o índice de desenvolvimento dos municípios e sua categoria frente ao Ministério do Turismo, possibilitando maiores investimentos e políticas públicas para cada região.

Fonte: SECTUR-MA

0 comentários:

Postar um comentário