sexta-feira, 28 de julho de 2017
Com a proposta de estimular o interesse de turistas e ludovicenses para conhecer os pontos turisticos da capital, a Prefeitura de São Luís realizou na tarde desta quinta-feira (27) mais uma edição do projeto "Conheça São Luís" marcando o encerramento do "Férias Culturais" que atraiu grande público para o Centro Histórico. Iniciado dia 12 de julho o projeto encerrou com grande sucesso e deve voltar a acontecer a partir de agosto como edições quinzenais. 

"Nossa avaliação é a melhor possível, pois as pessoas aprovaram e em todas as edições o projeto reuniu um público bem diverso, de todas as idades e gente que mora e visita a capital", pontuou a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo. A gestora destaca a receptividade do público com a ação e antecipa que terá continuidade. "Estamos em discussão para planejar uma próxima etapa do projeto, que vai se estender até o fim do ano, sempre quinzenalmente", disse.

O público concentrou na Praça Benedito Leite, às 16h, onde guia turístico acompanhou o roteiro e apresentou a história do político maranhense que nomeia o espaço. Iniciando o passeio, na próxima parada no Palácio La Ravardiére, sede da Prefeitura, os personagens Daniel de La Touche e Maria de Médice apresentaram a história da fundação de São Luís pelos e agraciaram o público em momento para fotos.

No Palácio dos Leões, sede do Governo do Estado, a visitação ao acervo foi um dos pontos altos. Turistas aproveitaram para marcar o momento com registro fotográfico. Foi o caso do recifense Maurício Sodré Miranda de Castro, 34 anos, que é empresário e mesmo em viagem de negócios, tem aproveitado para fazer turismo na capital. "A cidade tem espaços realmente muito bonitos e um Centro Histórico bastante atraente. Eventos como este fazem com que a gente queira conhecer e eu achei bastante interessante a proposta", disse.

Para a tradutora Janice Maria da Silva, 26 anos, São Luís tem uma riqueza cultural e histórica que deve ser preservada. "Projetos assim tornam possível essa preservação, porque, quando você conhece você se compromete e ajuda a preservar e manter. É uma cidade linda, de pessoas receptivas e me sinto muito bem sempre que venho aqui", enfatizou ela que é do Rio de Janeiro e pela quinta vez visita a capital maranhense.

O passeio guiado prosseguiu pela Avenida Pedro II, Rua de Nazaré, Rua da Estrela, Rua Portugal, Beco Catarina Mina, Rua da Alfândega, Rua Humberto de Campos, Praça da Faustina e encerrou na Praça Nauro Machado. A cada ponto visitado, os personagens da história se faziam presentes e aguçavam a curiosidade do público.

Nas edições do 'Conheça São Luís nas Férias' a história foi contada por Benedito Leite, Ana Jansen, Catarina Mina, Gonçalves Dias e outros. Músicas alusivas à cidade complementam o cronograma do roteiro de férias. A continuidade da programação de turismo no Centro Histórico inclui ações do 'Passeio Serenata' e 'Sarau Histórico'.

Quem participou da programação durante o mês de julho teve a oportunidade de reviver a São Luís antiga, com personagens vestidos de roupas de época, música, dança, teatro e poesia. No dia 19, por sua vez, aconteceu o Roteiro Reggae, que percorreu locais no Centro Histórico que têm identificação com o estilo musical que deu à São Luís o título de "Capital Brasileira do Reggae". Um guia especializado conduziu os visitantes aos lugares representativos, com apresentação de grupo de dança do ritmo.


0 comentários:

Postar um comentário