quarta-feira, 26 de julho de 2017
Se caminhar pelas ruas do Centro Histórico de São Luís já é naturalmente inspirador, melhor ainda é fazer isso acompanhado de música em um roteiro guiado em que se apresentam pontos turísticos, locais históricos e com a teatralização de personagens icônicos da história da cidade. Essa é a proposta do Passeio Serenata, que faz parte do programa Férias Culturais, desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur). O cortejo ocorre nesta quarta-feira (26), a partir das 19h, partindo da Praça Benedito Leite.

De acordo com a titular da Setur, Socorro Araújo, a iniciativa é parte das ações da gestão do prefeito Edivaldo de valorização do Centro Histórico e também uma forma de promover o turismo na capital maranhense. Ela diz ainda que mesmo para quem mora na cidade, o Passeio Serenata traz um olhar diferenciado sobre as riquezas arquitetônicas, históricas e culturais da cidade.

"O Passeio Serenata é uma maneira não só de turistas conhecerem a nossa história e cultura, mas de também desenvolver um sentimento de pertencimento na população local. Não é apenas uma caminhada, é uma maneira de amar mais a cidade, de ver que ela tem de ser enaltecida e preservada", destaca a secretária Socorro Araújo.

PASSEIO

O ponto de saída do passeio é a Praça Benedito Leite, passando pela Igreja da Sé, Palácio da Justiça Clóvis Bevilacqua (sede do Tribunal de Justiça), Palácio de la Ravardiére (sede da Prefeitura de São Luís), Palácio dos Leões (sede do Governo do Estado), Capitania dos Portos, Beco Catarina Mina e encerrando o percurso na Praça dos Catraieiros.

Durante o cortejo, atores da Companhia Beto Bittencourt viverão personagens como Antônio Vieira, Ana Jansen, Gonçalves Dias, Maria Aragão, Catulo da Paixão Cearense e Catarina Mina para retratarem momentos significativos da história de São Luís. O passeio é orientado por um guia de turismo.

PROGRAMAÇÃO

O programa Férias Culturais teve início no dia 12 deste mês com o Sarau Histórico, na Praça Benedito Leite. A programação será encerrada nesta quinta-feira (27) com o Conheça São Luís, roteiro guiado que tem início às 16h partindo da Praça Benedito Leite e percorrendo os principais pontos turísticos localizados no Centro Histórico da capital. A história, em cada ponto, será contada por personagens icônicos como Ana Jansen, Catarina Mina, Benedito Leite, Gonçalves Dias, entre outros.

A programação do Férias Culturais, que tem levado centenas de moradores e turistas para o Centro Histórico, também teve o Roteiro Reggae, no dia 19, que percorreu locais no Centro Histórico que têm identificação com o estilo musical que deu à São Luís o título de "Capital Brasileira do Reggae". Um guia especializado conduziu os visitantes aos lugares representativos, com apresentação de grupo de dança do ritmo.

0 comentários:

Postar um comentário