Assembleia Legislativa do Maranhão

quarta-feira, 26 de julho de 2017
Nos dia 30 de julho, o Coletivo Teatro do Redentor, apresentará no teatro Alcione Nazaré   o espetáculo “ Para uma avenca partindo”. Com  texto de Caio Fernando Abreu.  

A peça  é um monólogo que conta  a história de um homem triste, pobre e desesperado que ama e não aceita a dor da despedida. Através de um discurso sincero, se expressa por palavras gestos, risos e silêncios, no entanto,  não consegue dizer o que honestamente sente ou sem dizer já o diz. A cada tentativa  frustrada de expressar seus sentimentos, vai potencializando sua batalha por este  amor, como se ainda fosse possível impedir a partida.
O trabalho pode se interpretado como uma apresentação, um ato cênico, uma performance ou até mesmo histórias independentes contadas , girando sempre em torno de um mesmo tema: O Amor, variando entre  amor e sexo, amor e morte, amor e abandono, amor e alegria , amor e memória, amor e medo, amor e loucura. Mas se o espectador também quiser, pode ser uma espécie de romance-móbile. Um romance desmontável, onde as peças talvez possam completar-se, esclarecer-se, ampliar-se ou remeter-se de muitas maneiras umas as outras, para formarem uma espécie de todo, aparentemente fragmentado, mas de algum modo, completo.

Sobre a música

A música no espetáculo tem papel fundamental, o pianista russo, radicado no Maranhão, Evgeny Itskovich, cria uma trilha sonora exclusiva para a peça.  A sonoridade criada no decorrer da peça, surge na tentativa de diálogo entre o ator Josué Redentor, o músico, espectador e espaço.  A música vira um personagem que fala diretamente com o ator em cena e vem para discutir e se integrar com os demais elementos da encenação. O papel do pianista é de respirar junto com  Josué  e interagir com sonoridades diversas, parecido com o cinema mudo, que explora os sentimentos e o ritmo cênico, criando uma atmosfera dinâmica para cena.

O Coletivo Teatro do Redentor
A pesquisa de linguagem cênica do Coletivo Teatro do Redentor tem início no ano de 2005, quando o ator Josué Redentor resolve reunir alguns amigos de profissão para formar um coletivo de estudos continuados em artes cênicas, buscando um ponto de interseção entre: performance, dança, música e teatro. Com o objetivo de aglutinar olhares diversos e com eles estimular processos criativos contemporâneos e reflexões plurais sobre teatro e arte.

Sob forte contaminação do vírus da performance, dança, música e teatro, o Teatro do Redentor, realiza questionamentos a respeito do mundo, da arte e do ser no contexto presente. Cada trabalho é uma tentativa de dialogar com o contemporâneo, o caos e suas sensações. Ao longo dos seus doze anos de trajetória, o grupo participa ativamente das principais mostras e festivais do seu estado e de outras capitais: Mostra Sesc Guajajaras de artes(participou de 06 edições), Semana de teatro no Maranhão(participou de 08 edições), Festival ponto de vista de teatro/ UFMA (participou de 02 edições), Mostra de arte contemporânea / UFMA(participou de 02 edições), Encontro Humanístico/ UFMA(participou de 04 edições). No ano de 2015, foi comtemplado para compor a programação da “Caravana 3 Marias” no Maranhão, projeto agraciado com o prêmio funarte de teatro Myriam Muniz, e  recentemente participou do 23º Festival nordestino de Teatro de Guaramiranga (2016).  Atualmente o núcleo trabalha com textos não dramáticos. São contos, crônicas, cartas, manifestos de autores consagrados e dramaturgia própria.

Ficha técnica

Texto: Caio Fernando Abreu
Adaptação: Josué Redentor
Criação/Encenação: Josué Redentor / Áurea Maranhão
Em Cena: Josué Redentor e Evgeny Itskovich
Pianista: Evgeny Itskovich
Cenário e figurinos: Josué Redentor
Desenho de Luz / operação: Thyago Cordeiro
Fotos: Carolina Guerra Libério
Criação Gráfica: Yves Jacob

O quê: Espetáculo Para Uma Avenca Partindo
Onde: Teatro Alcione Nazaré
Quando: 30 de julho
Horário: 19hs

0 comentários:

Postar um comentário

Pousada Buriti

Pousada Buriti
Barreirinhas- Maranhão

Rádio Timbira

Intervenção no transito de São Luís

Yes

Posseidon Hotel Ltda

DUVEL

DUVEL
CALHAU AV. DOS HOLANDESES, QUADRA 29, Nº08, RETORNO DO CALHAU - CALHAU TELEFONE: (98) 2108-3000

Colégio Batista

Colégio Batista