quinta-feira, 20 de julho de 2017
O Roteiro Reggae, realizado na noite de quarta-feira (19) pela Prefeitura de São Luís dentro do programa Férias Culturais, contribuiu para acentuar mais uma atração turística de São Luís. A trilha sonora do ritmo jamaicano adotado na ilha atraiu turistas e maranhenses para o cortejo organizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Em sua primeira edição deste ano, o roteiro teve início na praça Benedito Leite e percorreu as ruas da Palma, Giz, Estrela e Portugal (trapiche), sendo encerrada com uma aula aberta de dança do ritmo.

O guia de turismo e músico da banda de reggae Barba Branca, Nailton Lobato, permeou informações sobre o ritmo e histórico da cidade durante todo o passeio que durou duas horas e meia.

"A secretaria Municipal de Turismo está sempre estimulando a cadeia produtiva do reggae como atração turística. Temos a Comissão Integrada do Reggae formada por pessoas que participam do movimento, como grupos de dança, djs e empresários do setor. Mantemos um relacionamento estreito com o reggae com a proposta de transformá-lo em um produto de qualidade", ressaltou a secretária Socorro Araújo.

Segundo a secretária, há uma permanente discussão para que o produto reggae seja apresentado de forma cada vez melhor para o turista que chega a capital maranhense e traz a informação de que São Luís é a "capital brasileira do reggae". "É importante que as pessoas se encantem com o produto. Para isso, ações como esta são muito importantes", disse a secretária.

PERCURSO

Dois grupos de dança do ritmo, que há décadas militam no movimento, participaram do Roteiro Reggae do Férias Culturais: Saint Louis e GDAM. Perto de vinte bailarinos participaram do percursos caracterizados com roupas com cores jamaicanas, boinas e outras peças da indumentária regueira. Turistas se agregaram ao cortejo durante o percurso noturno.

Integrante do grupo de dança Saint Louis, Maria Saint Louis trouxe a experiência de participações anteriores do roteiro para a edição deste ano. "O evento para nós, que estamos há décadas neste movimento, é sempre importante. Principalmente pela oportunidade de representar São Luís. Estamos aqui para mostrarmos nosso trabalho da melhor maneira possível, encantando os visitantes e nossos conterrâneos", destacou a bailarina.

O trabalho de organização da Setur é reconhecido pelos grupos de dança, funcionando como estimulador da profissionalização. Com a abertura dos chamados barzinhos roots, dedicados ao ritmo, os bailarinos enxergam mais um elemento catalizador da atração turística.

O dj e diretor do futuro Museu Estadual do Reggae, Ademar Danilo, o Roteiro do Reggae no Programa Férias Culturais fortalece muito o movimento por mostrar, tanto para o turista como para a sociedade maranhense, que o ritmo é bonito, bom astral e "casa perfeitamente com uma maneira de mostrar a cidade".

Em São Luís para participar de encontro de educação universitária, o turista cearense Erick de Ieb, 28 anos, acompanhou o Roteiro Reggae e entendeu a iniciativa como uma oportunidade de conhecer como o ritmo foi adotado pelos maranhenses, tanto em termos musicais como de dança e manifestação cultural. "Esta iniciativa da Prefeitura contribui para esclarecer ao visitante como os maranhenses apreciam o ritmo jamaicano. E serve muito mais para quebrar o preconceito que algumas pessoas têm para com a música da Jamaica", definiu o estudante de Mestrado da Universidade Federal do Ceará.

Na rua da feira da Praia Grande, a artesã Rosângela Arte Rosa, também integrante da Comissão Integrada do Reggae de São Luís, enalteceu a ação da prefeitura. "Isso é muito bonito e também importante para que a cidade se veja como possuidora de mais um atrativo turístico a se somar no seu cardápio de encantamentos", disse.

0 comentários:

Postar um comentário