quinta-feira, 20 de julho de 2017

Mesmo em tempos de crise, os dirigentes municipais e estadual estimam um crescimento considerável, e desde maio, os números da rede hoteleira tem registrando taxas de ocupação acima da média em comparação com o mesmo período do último triênio, e um dos termômetros desse quadro favorável da atividade turística no Maranhão é um dado grau de satisfação do trade turístico, especialmente do setor hoteleiro, que tem colhido bons frutos nesse período, deixando de lado o pessimismo (Não tem reclamado), que permeava o setor, informou-nos uma dessas autoridades em conversa informal, ao Jornal Cazumbá.
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Leonardo Dickel, Diego Galdino e Hugo Paiva |
Para o secretário adjunto de cultura e turismo do Estado, Hugo Paiva “"O mês de junho foi o melhor mês em taxa de ocupação hotelaria, que é um dado interessante, mas não é o único, mas ele é o melhor mês de junho desde de 2012”.
Hugo Paiva ressaltou que esses números positivos na hoteleira ainda podem ser muito melhor, visto o momento de resignificação dos meios de hospedagem tradicional que estão se adaptando a concorrência das plataforma de hospedagem como os serviços da Airbnb, que segundo o secretário adjunto, “já conta com 300 pontos de locação em São Luís, a OLX que ingressou no ramo da hospedagem e as casas de aluguel também dispõem de uma alternativa para hospedagem de turistas no Estado, nós não temos dados do quantitativo de hospedagens nestes tipos de serviços, mas com certeza o número de turistas deve ser bem maior”.

Hugo, frisou ainda que a SECTUR, buscou implementar uma estratégia de promoção turística que congregasse tanto o público intermediário como o final por meio de ações realizadas em parceria com o trade e valorizando as entidades que compõem o Conselho Estadual de turismo. ainda, a participação do destino em grandes feiras do setor, trás foco ao destino, deixando em evidência e gerando um bom retorno no turismo receptivo.
Nessa mesma linha, Hugo Paiva, ressaltou as diversas ações de promoção do destino Maranhão no cenário nacional e internacional: “Focamos ainda em ações voltadas ao publico final, principalmente publicidade do destino”.
O Jornal Cazumbá elenca algumas dessas ações: Divulgação na revista de bordo da Gol, divulgação dos Lençóis Maranhenses na LATAM, speach de voz, com o som das matracas juninas tocando em todos os voos nacionais da também na companhia Gol, Outdoors promocionais nas principais cidades e capitais vizinhas, press trip e fampress com blogueiros e divulgação do destino nos principais aeroportos do Brasil entre outras coisas a divulgação na capa do "Estado de São Paulo.

Outra maneira de dimensionar esses números é a grande procura pela cadeia hotelaria das cidades de Barreirinhas e Carolina, que mesmo não tendo nenhuma forma de mensurar esses números, mas, que em conversa com empresários do setor, a ocupação dos hotéis e pousadas tem sido cada vez mais crescentes e acima da média para o período. Tente conseguir uma hospedagem nessas cidades, sem uma reserva antecipada para ver o que acontece?

Então, mesmo que o mar não esteja para peixe, ou melhor, para banho, por conta da não balneabilidade de alguns trechos de praias da capital, alguns segmentos pesquisados, estimam crescimento no faturamento neste ano, mostrando o acerto na promoção e divulgação do destino Maranhão, feitos pelo governo do Estado e pela Prefeitura de São Luís, já começam a dar resultados e, as perspectivas de aumento de faturamento ocorrem também no turismo receptivo, guia de turismo, transporte rodoviário, agências de viagem, entre outras setores do segmento produtivo do turismo.
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