quarta-feira, 19 de julho de 2017
Nesta terça-feira (18/07), a Escola Judiciária (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão recebeu cerca de 60 alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) que participam do programa "Para Saber Mais".

O programa oferece vivências que oportunizam práticas como atividade de extensão do aprendizado em sala de aula, além de proporcionar contato direto com empresas e profissionais que atuam nas áreas dos cursos técnicos oferecidos pelo Instituto. 

Para fotos e vídeos sobre este evento, acesse o instagram @tremaranhao. O acesso ao conteúdo é livre e não esqueça de curtir a publicação.

O diretor-geral do TRE-MA, Flávio Vinícius Araujo Costa, ressaltou que os presentes aprendem com essa troca de experiência, sendo que, no caso dele, causa renovação devido ao contato direto com o raciocínio, agilidade e a dinâmica dos alunos, garantindo que o Tribunal está de portas abertas para proporcionar estágios ao IEMA, porque acredita na juventude e na consciência desses jovens em formação.

Elinaldo Soares Silva, pró-reitor de ensino do IEMA, agradeceu a oportunidade, destacando que o instituto é uma escola técnica pública diferente que trabalha em tempo integral, onde há projetos de vida, estudos aumentados e laboratórios bem equipados, tudo para fornecer educação de qualidade e diferenciada no mercado. Noticiou ainda que equipe de alunos participará de campeonato internacional no Japão sobre robótica, que até então apenas escolas particulares enviavam representantes.

Lígia Moraes, secretária da EJE, disse aos alunos que acreditar é o poder de realizar sonhos. “Para sair da inércia é preciso que se dê os primeiros passos e isso vocês estão fazendo aqui hoje. Com vistas a contribuir nesta caminhada, para que vocês alcancem estas metas, contatamos com algumas equipes de trabalho aqui do nosso Tribunal para fornecer subsídios, informações e compartilhar experiências que esperamos que sirvam de vivência profissional e que possa influenciá-los positivamente”.

As exposições sobre segurança do voto eletrônico, sustentabilidade, organização de eventos e funcionamento da Justiça Eleitoral teve bastante interação entre os alunos e os responsáveis por defender cada assunto. O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-MA, Gualter Lopes, falou do processo informatizado das eleições com ênfase na segurança da votação eletrônica. Logo após, a assessora de Cerimonial Fabiana Pelúcio mostrou como se faz o planejamento para a realização de um evento institucional, ressaltando a necessidade de definir claramente os objetivos do evento, o público-alvo, entre outros detalhes, para que se possa alcançar êxito.

O coordenador Gilberto Moreira, do Núcleo Socioambiental, apresentou o Plano de Logística Sustentável do Regional que mostra as boas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais e serviços utilizados no órgão. Encerrando as atividades, o secretário judiciário Rhycleyson Martins, para melhor entendimento dos alunos acerca do funcionamento da Justiça Eleitoral, simulou um processo eleitoral em que candidatos ficha suja e limpa disputavam cargo de prefeito de uma cidade, cujas candidaturas estavam sendo contestadas no primeiro grau e que depois passam para julgamento na Corte. Também explicou sobre serviços como transferência de domicílio eleitoral, revisões biométricas e emissão de títulos, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário