segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Doze escolas da rede municipal participam da mostra itinerante Maranime-Festival Maranhense de Animação. O projeto, de iniciativa do Instituto Formação, promove a 5ª edição com a adesão e o apoio da Prefeitura de São Luís. O objetivo é construir um circuito de produção e exibição de filmes de animações maranhenses, de modo itinerante, abrangendo as produções de jovens envolvidos em projetos sociais a partir de técnicas diferentes, visando democratizar a cultura audiovisual dos estudantes.

Na programação, atividades que incluem exibição de filmes e oficinas de animação, entre outras ações lúdicas. A mostra itinerante Maranime está contemplando as Unidades de Educação Básica (U.E.B.) Alberto Pinheiro (Centro), Antônio Vieira (Jardim São Cristóvão), Cônego Sidney Castelo Branco Furtado (Vila Ariri), Desembargador Thales Ribeiro Gonçalves (São Cristovão), Galileu Clementino Ramos Santos (Santa Barbara), Menino Jesus de Praga (Planalto Vinhais), Miguel Lins (Alemanha), Ministro Mário Andreazza (Liberdade), Monsenhor Frederico Chaves (São Francisco), Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com características de Altas Habilidades ou Superdotação (Centro), Olinda do Desterro (Vicente Fialho) e Tancredo Neves (Cidade Operária).

Segundo o secretário de Educação, Moacir Feitosa, o Maranime vem para ampliar o acesso ao cinema e à cultura entre os estudantes da rede municipal, conforme a determinação do prefeito Edivaldo de garantir atenção integral aos estudantes e propiciar momentos de aprendizado através da diversão e da arte.

"Durante o ano de 2017, já estabelecemos diversas parcerias prósperas com o Instituto Formação, que colaboraram para a aquisição de conhecimentos tanto entre os estudantes como entre os educadores. Além do festival, que está acontecendo com a ampla participação das escolas e apresentação das produções dos estudantes, inclusive com premiações, a rede municipal teve agora uma oportunidade diferenciada de aprendizado e de se familiarizar com o processo de confecção de um filme animado", disse o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa.

MARANIME

O projeto Maranime, concebido e coordenado pelo Instituto Formação desde 2009, foi reconhecido como uma das 40 iniciativas culturais de destaque em São Luís, que receberam, no ano passado, o prêmio Ponto de Cultura da capital maranhense, concedido pela Prefeitura Municipal de São Luís, em convênio com o Ministério da Cultura.

Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva (PNVC).

A iniciativa nasceu em 2010, a partir da realização de oficinas de animação em comunidades e escolas públicas de São Luís e outras 10 cidades maranhenses. De lá pra cá foram envolvidos cerca de 8000 crianças, adolescentes e jovens em atividades de animação.

Além disso, foram produzidos 116 curtas de animação, a maioria deles publicado em DVDs distribuídos em escolas, organizações sociais e comunidades envolvidas. Grande parte desse acervo foi produzido por alunos de escolas públicas de São Luís, potencializado a produção de bens culturais na cidade.

0 comentários:

Postar um comentário