quinta-feira, 17 de agosto de 2017
O Governo do Maranhão trabalha na ampliação da oferta de tratamento aos pacientes renais crônicos do estado. Até o final do ano, as cidades de Pinheiro, São José de Ribamar e São Luís contarão com novos Centros de Nefrologia e Hemodiálise. Na terça-feira (15), os secretários da Saúde e da Infraestrutura visitaram o canteiro de obras da nova unidade localizada na capital.

Em média, o paciente renal crônico realiza hemodiálise durante quatro horas, três vezes por semana. Com a entrega das novas unidades serão mais 111 cadeiras de hemodiálise no Maranhão. “Muitas vezes os pacientes renais crônicos ocupam leitos de UTI para poder fazer o procedimento de diálise. Ao ampliar o número de centros, abrimos vaga no leito de UTI e acabamos com a peregrinação dos pacientes do interior para a capital”, explicou o secretário Carlos Lula.

A vistoria da unidade, com mais de 900 metros quadrados de área construída, garante a manutenção do cronograma da obra.
“Por determinação do governador Flávio Dino, as obras da área da saúde têm recebido atenção prioritária. Temos avançado nas obras neste segundo semestre, e as vistorias servem para identificar as necessidades para manutenção do ritmo da obra e manter o nosso prazo de entregas”, disse o secretário de Estado da Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto.

Os projetos dos centros, elaborados antes de 2015, foram refeitos para atender as regras exigidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e Vigilância Sanitária.
“Superada essa fase, refeito o projeto, a construção segue o seu ritmo em duas fases. A primeira etapa está bem avançada com a montagem das estruturas e depois é a vez da urbanização, o que inclui escadas, rampas e calçadas”, contou o engenheiro da obra, Nilberto Borges.

Atualmente, 13 unidades de saúde estão habilitadas, junto ao SUS, para realizar hemodiálise no Maranhão.
O serviço ambulatorial, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, funciona nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz, Pedreiras, São Luís, Timon, Açailândia e Codó.

A vistoria contou, ainda, com a presença da subsecretária de Estado da Saúde, Karla Trindade; da secretária adjunta de Engenharia e Manutenção da SES, Thaís Farias; e, do diretor do Hospital Nina Rodrigues, Ruy Cruz.

0 comentários:

Postar um comentário