terça-feira, 1 de agosto de 2017
“O parque está sempre cheio, a população aprovou e está mais estimulada a praticar atividade física”. O relato é do profissional em educação física Neto Castro, 31 anos, sobre a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA), em São Luís. O parque foi revitalizado pelo Governo do Maranhão e entregue à população pelo governador Flávio Dino na manhã de sábado (29). Com as obras, o espaço ganhou quadras de esporte e equipamentos de ginástica, entre outras benfeitorias. 

Para Neto Castro, as intervenções adequaram o espaço para a atividade física e a prática esportiva: “O espaço ficou muito bom para corridas, caminhadas, esporte. O que é ótimo, porque todo tipo de atividade física ajuda na saúde”. “Por ser um espaço público, atende àquelas pessoas que não frequentam academia, por exemplo, democratizando o acesso à atividade física”, reiterou Neto, a destacar que a reserva se tornou uma opção para quem não tem acesso a espaços privados de esporte e lazer.

Prevenção a doenças

Professor de educação física na cidade de Bacanal, Vilson Araújo, 56 anos, frequenta o parque com a esposa, Ana Lúcia Amaral, 47 anos, sempre que vem à São Luís visitar a família. Ele aprova a nova estrutura. “O lugar ficou excelente, muito bom. Ainda bem que a população está frequentando, há alguns anos as pessoas não tinham consciência da importância da atividade física”, declara Vilson.

“A atividade física regular ajuda a prevenir várias doenças e combater males como a depressão. Unindo isso a uma alimentação equilibrada, pode-se garantir uma vida mais saudável”, explica Vilson.

Inclusão social
Treinador de futebol feminino do projeto ‘Meninas do Futebol’, Esthenio Batista Pereira enxerga no Parque do Itapiracó um local de incentivo ao esporte e a inclusão social de jovens. “O parque traz para a sociedade uma área segura e qualificada para a prática esportiva. Também incentiva a juventude para uma atividade saudável e construtiva, afastando da criminalidade e das drogas”, opina o profissional de educação física.

O ‘Meninas do Futebol’ é promovido em parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O projeto reúne 30 meninas de 9 a 14 anos moradoras da Vila Conceição.

Incentivo ao esporte

O técnico de handebol Carlos Alberto, mais conhecido como Chicão, elogiou a estrutura do parque: “O governo está de parabéns por essa iniciativa. O espaço não deixa a desejar em nada se comparado a áreas de esporte e lazer de outros estados”.

“Precisamos de mais espaços como esse, que possam servir para a prática esportiva e até sediar competições em nosso estado”, afirma o treinador, responsável por trazer inúmeros prêmios estaduais e nacionais de handebol ao Maranhão.

Chicão treina cerca de 400 atletas de handebol, nas categorias mirim a juvenil, em projeto desenvolvido há oito anos na escola pública estadual Barbosa de Godóis, localizada no bairro Monte Castelo.

Estrutura, preservação e segurança

O Parque Ambiental do Itapiracó ganhou mais de 15 praças, campos de futebol, futebol de areia e futevôlei, quadra poliesportiva coberta, parquinhos infantis e circuito de skate. Há ainda trilhas ecológicas, pista de cooper e estacionamento.

Por ser uma Área de Preservação Ambiental (APA), reunindo nascentes de rio e espécies da fauna e flora amazônica, o parque é vigiado 24h pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), com reforço diário de patrulha da Polícia Militar.

0 comentários:

Postar um comentário