terça-feira, 29 de agosto de 2017
Mais de 45,6 mil procedimentos, entre apreensões, prisões e abordagens a pessoas e veículos foram realizadas pela Companhia de Polícia Militar de Turismo Independente (CPTur IND), no primeiro semestre deste ano. A instituição é órgão da Polícia Militar e executa ações preventivas e de repressão nos principais pontos turísticos da Região Metropolitana de São Luís. No período somaram 35 mil abordagens a pessoas e mais de 9,1 mil a veículos – ônibus, carros e motos. 

O mês de fevereiro foi o de maior atividade, ultrapassando as 20 mil abordagens.  O fator que impulsionou foi o Carnaval, quando há diversos eventos e grande aglomeração de pessoas. Foram 943 apreensões, destas, 68% corresponderam a drogas. As armas brancas somaram 301, enquanto as de fogo, 11.

No que refere às prisões, a CPTur atendeu, no primeiro semestre, 141 ocorrências com 207 conduções e 38 autos de prisão em flagrante, a maior parte por roubo ou furto, segundo o comandante. “O apoio da gestão, do nosso comando e da sociedade tem sido de grande significado para o êxito das operações”, enfatizou o comandante do CPTur IND, tenente coronel Roberto Moreira.

As áreas de atuação da companhia são o Centro Histórico, Lagoa da Jansen, Litorânea, Península da Ponta d’Areia, Praia da Ponta da Areia, Avenida Holandeses, Avenida Vitorino Freire e a cidade de Barreirinhas. “Neste trabalho realizado nas ruas, agimos não só na repressão ao crime, mas também prestando ajuda, orientando e informando as pessoas”, reforça o tenente coronel.

Barreirinhas

O trabalho da CPTur ganhou reforço com a instalação de uma base do grupamento, garantindo mais tranquilidade para visitantes, e, também, para moradores de Barreirinhas. A polícia turística trabalha em apoio à 7ª Companhia Independente – Regional Rosário, que cobre o município e adjacências. O trabalho se concentra em pontos turísticos como Beira Rio, Atins Mandacaru e Lençóis Maranhenses, além de estabelecimentos ligados ao setor como hotéis, pousadas, restaurantes.

A medida do Governo do Estado vem atender demanda da região, que é de destaque turístico e atrai grande fluxo de pessoas que visita o município. “Estão todos satisfeitos e essa ação vai dar um importante impulso à segurança da região contribuindo para o turismo. A solicitação por um policiamento específico agora é concretizada pelo Governo, atendendo aos agentes envolvidos”, reitera o comandante. A base tem em sua estrutura viaturas, motos, quadriciclos e efetivo militar. 

Malha Metropolitana

Específica para impedir assaltos a pessoas, coletivos e demais veículos nas avenidas dos Holandeses e Vitorino Freire, na Praia Grande, a operação ‘Malha Metropolitana’, outra ação da CPTur, totaliza mais de 3,3 mil procedimentos, de janeiro até a primeira quinzena de agosto. Iniciada ano passado, a ação inclui abordagens, conduções e apreensões.

“Agimos em pontos fixos e tem surtido efeito positivo com redução dos casos, a exemplo dos assaltos a coletivos”, destacou o comandante da CPTur. As equipes se concentram em rotatórias para abordagens e monitoramento das áreas mapeadas. Ações nos ônibus para prevenção de ocorrências, interceptação de veículos suspeitos em situação de assalto, assim como reforço ao atendimento nos bairros, estão na lista de atividades.

“É uma ação dinâmica que atende à população e aos turistas, além de garantir a segurança nestas regiões cartões-postais da cidade”, enfatiza o tenente coronel, Moreira. Prevenção a assaltos em coletivos e a apreensão de armas brancas e drogas são as principais ações. A equipe inclui policiais em viaturas das áreas e apoio de equipes do Grupo Tático Móvel (GTM) e Grupo Tático Turístico (GTTur) em motos.

0 comentários:

Postar um comentário