quarta-feira, 30 de agosto de 2017
Pesquisadores e estudantes de qualquer instituição de ensino superior podem se inscrever pelo site da revista. A submissão de artigos vai até 30 de setembro.

A revista científica do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Acta Tecnológica, abriu chamada para seleção de artigos científicos. Pesquisadores e estudantes de qualquer instituição de ensino superior podem se inscrever, sendo no máximo seis autores por artigo com pelo menos um mestre entre eles. A revista é uma publicação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFMA com foco prioritário nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências sociais aplicadas, biotecnologia, ciências ambientais, ensino, materiais, engenharias e educação. O periódico será enviado para várias instituições do estado e todos os institutos federais do país. A submissão de artigos vai até 30 de setembro.

A Acta Tecnológica possui duas edições anuais desde 2006 e política de livre acesso de conteúdo. A editora-chefe da revista, Flávia Arruda, explica que o periódico passou por algumas mudanças no último ano. “A Acta tecnológica vem passando por um processo de reestruturação. Após um pouco mais de um ano com as submissões fechadas, atualmente contamos com o forte apoio da PRPGI do IFMA. É importante destacar que a revista é um veículo de divulgação científica que democratiza o acesso a um conteúdo de qualidade e relevância científica”, disse.

A Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPRGI) do IFMA, Natilene Brito, falou sobre a reformulação da revista e a proposta de criar novos periódicos. “A Acta está sob responsabilidade da PRPGI desde 2009, mas só neste ano acompanhamos de perto as ações da revista com o intuito de regularizar as edições e reabrir as submissões de artigos. Atualmente estamos trabalhando na elaboração de regulamento para a criação de novas revistas científicas estruturadas nos campi. Estamos, também, desenvolvendo o portal de periódicos para dar visibilidade a todas essas revistas. Ele será lançado em breve”, afirmou.

Os trabalhos deverão ser submetidos por meio do site da revista Acta Tecnológica: http://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica/index.  Para isso, os autores deverão fazer o cadastro no sistema tendo o cuidado de inserir corretamente os dados de todos os autores com contatos, títulos acadêmicos e instituições de filiação.

Regras de submissão – Os artigos devem ser inéditos e as contribuições teóricas amparadas por ampla pesquisa bibliográfica e de relevância científica. As contribuições podem ser interdisciplinares com foco prioritário nas áreas de ciências agrárias, ciências biológicas, ciências sociais aplicadas, biotecnologia, ciências ambientais, ensino, materiais, engenharias e educação.

0 comentários:

Postar um comentário