segunda-feira, 14 de agosto de 2017
Visando conhecer a estrutura de um dos maiores hospitais federais da rede do Ministério da Educação (MEC), o novo secretário Municipal de Saúde de São Luís (Semus), Lula Fylho, visitou as instalações do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), nesta segunda-feira, 14.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, descreveu as rotinas do maior prestador de assistência à saúde de alta complexidade do estado e apresentou as novas práticas gerenciais adotadas pelo hospital, com foco nos sistemas de acompanhamento dos processos assistenciais e administrativos. Também explicou sobre o Projeto Gestão de Oferta do HU-UFMA, cujo modelo está sendo adotado por outros hospitais universitários do pais. “Estivemos na semana passada em Vitória (ES) e iremos a Juiz de Fora (MG) para implementar o sistema que HU-UFMA utiliza para organizar como o hospital atende o seu usuário”. 

Lula Fylho aproveitou para conhecer in loco algumas instalações de serviços do HU-UFMA como o setor de Gestão de Processos e Tecnologias da Informação, Nefrologia, Clínica Cirúrgica e o Núcleo de Telessaúde. Também visitou o novo setor do hospital que está sendo ampliado para abrigar duas UTIs, uma de pós-operatório de cirurgia cardíaca e uma unidade coronariana, cada qual com dez leitos. 

Para o secretário a visita foi de extrema importância para entender melhor a rede e trocar experiências. “Nesse primeiro momento a frente da Semus tenho me dedicado a conhecer a estrutura da rede e vejo a necessidade de levantar dados e indicadores para dessa forma planejarmos algo vislumbrando o futuro. A troca de experiências é importante para construirmos políticas de saúde com foco na realidade do município”, destacou.   

O ex-reitor e ex-diretor do HU-UFMA, Natalino Salgado, mostrou os avanços tecnológicos do hospital, o trabalho desenvolvido pelas unidades focado no atendimento humanizado e ressaltou a importância da parceria com o município. “É preciso trabalhar juntos para fortalecer o sistema público de saúde do nosso estado”, enfatizou. 

Gestores e líderes do HU-UFMA e os assessores da Semus José Marcelino, Vitória Utta e Fátima Moraes, que acompanharam o secretário durante a visita ao hospital, participaram do encontro.

0 comentários:

Postar um comentário