quinta-feira, 28 de setembro de 2017
A solenidade de entrega do prédio será realizada às 11h do dia 02 de outubro de 2017. Campus tem capacidade para o atendimento de 1200 alunos.

As instalações definitivas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São José de Ribamar serão inauguradas nesta segunda-feira, 02 de outubro de 2017. O evento contará com a presença do Reitor do IFMA, professor Roberto Brandão,  além de outras autoridades federais, estaduais e municipais. A solenidade de entrega do prédio terá início às 11h, na Rodovia MA 201, Km 12, s/n, Bairro Piçarreira, São José de Ribamar/MA.

As atividades administrativas e pedagógicas já estão sendo realizadas no prédio desde março de 2017. Mesmo antes de funcionar nas instalações próprias, o campus vinha operando em espaços cedidos pela prefeitura desde 2015. A cerimônia de segunda-feira irá oficializar a inauguração da sede definitiva, que tem 4.420,99 m² de área construída e dispõe de nove salas de aula, sete laboratórios, sala de multimeios, biblioteca, setor administrativo, lanchonete e área de vivência.

Sobre o campus

Dimensionado para o atendimento de até 1.200 alunos de forma presencial, as obras de construção do IFMA Campus São José de Ribamar tiveram início no dia 24 de outubro de 2013. Nessa mesma data, lideranças políticas e comunitárias, empresários e estudantes das escolas públicas do município participaram da audiência pública que definiu os três eixos tecnológicos ofertados na unidade: Comunicação e Informação, Processos Industriais e Gestão e Negócios.

O funcionamento do campus foi autorizado pela Portaria nº 1.074, de 30 de dezembro de 2014, publicada no Diário Oficial da União no dia 31 de dezembro de 2014. Desde então, a unidade vem fortalecendo o relacionamento com a comunidade local por meio de cursos e projetos de extensão. Os primeiros cursos técnicos regulares foram iniciados em 2015 no âmbito do PRONATEC – sob demanda do ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Hoje, esse ponto de presença do IFMA já atende 910 alunos e oferece cinco cursos técnicos de nível médio: Administração, Eletroeletrônica, Informática para Internet, Programação de Jogos Digitais e Redes de Computadores. O Campus São José de Ribamar também oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), já tendo capacitado cerca de 320 trabalhadores em cursos de Eletricista Predial, Auxiliar Administrativo, Inglês Básico, LIBRAS Básico, Francês Básico, Programador de Sistemas e Operador de Computador. Mais recentemente, também se tornou polo de educação a distância ao ofertar 50 vagas do curso de Informática para Internet por meio do Programa Mediotec.

A inauguração representa um marco tanto para o Instituto quanto para a cidade de São José de Ribamar – localizada na Região Metropolitana de São Luís, distante cerca de 30 quilômetros do centro da capital maranhense. Trata-se do terceiro município mais populoso do Estado, com 176.008 mil habitantes, segundo censo do IBGE em 2016.

0 comentários:

Postar um comentário