sexta-feira, 22 de setembro de 2017
A Caravana de Autodeclaração na Plataforma do Programa Cultura Viva é um programa federal do Mistério da Cultura (MinC), com apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), através da Gestão do Programa Cultura Viva, que tem como objetivo principal, a orientação e acompanhamentos de grupos e entidades (indígenas, quilombolas, matriz africana, economia solidária, entre outros segmentos) que realizam atividades culturais e que desejam, por fim, transformarem-se em novos Pontos de Cultura via cadastro na plataforma da Rede Cultura Viva.

Os Pontos de Cultura são coletivos de natureza cultural que desenvolvem atividades culturais voltadas para as comunidades, reconhecidos e certificados pelo MinC por meio dos instrumentos da Política Nacional da Cultura Viva. O certificado assegura uma chancela pelo MinC, possibilitando parcerias tanto com órgãos públicos quanto privados, além de contribuir na participação de editais públicos do governo do federal, estadual e municipal.

A equipe da Caravana Cultura Viva, já esteve durante o inicio do mês de setembro mobilizando e realizando o processo de conscientização sobre a autodeclaração nos municípios de Morros, Santo Amaro, Tutoia e Araioses. Caravana Cultura Viva, também está treinando e capacitando gestores municipais para que possam continuar o trabalho por tempo indeterminados, e assim, ficarem responsáveis por esse processo de divulgação e mobilização em suas respectivas cidades.

Após o cadastro na plataforma on-line , o MinC, analisa todas as autodeclarações para saber se as entidades cadastradas possuem requisitos para passar a serem considerados Pontos de Cultura.

Para gestora da Caravana Cultura Viva, Priscila Castelo Branco Matos Saraiva, o processo de confecção e inserção da declaração é a uma das partes mais importante(s) de todo o processo para os grupos virarem Pontos de Cultura.

“A nossa intenção é ampliar essa política pública para todo o estado do Maranhão, levando a Caravana do Cultura Viva em todas as regiões. Qualquer entidade sem fins lucrativos ou coletivos culturais podem se cadastrar, desde que atendam os requisitos exigidos pelo MinC, e articulem ou desenvolvam atividades culturais em sua comunidades”,relatou a gestora da Caravana Cultura Viva.

A partir do dia 26 de setembro os municípios de Carutapera, Turiaçu e Guimarães da Região do Gurupi, Pericumã – Litoral Ocidental, serão contemplados com orientações sobre os Pontos de Cultura.

0 comentários:

Postar um comentário