terça-feira, 12 de setembro de 2017
Há mais de quatro anos os artesãos de Barra do Corda têm um ponto de apoio onde podem vender seus produtos e terem seus trabalhos valorizados. A Casa do Artesão é a maior referência em venda de artesanato na cidade, feitos com madeira, coco babaçu, palitos de picolé, bambu, fibras de bananeira, lã e muito mais. A Casa oferece cursos, como o de Teatro e Artes Cênicas, onde 40 jovens, na faixa de 10 a 60 anos, participam. São 60 horas de aulas sempre ministradas aos finais de semana.
O curso é uma parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além de valorizar os trabalhos, a Casa está sempre buscando opções de vendas externas, participando de feiras e exposições em outras cidades, como o I Salão de Turismo e Feira da Economia Solidária, em São Luís. Na assistência social, a Casa vem trabalhando com jovens da periferia, dando-lhes a oportunidade de interagir com o mundo a partir das artes cênicas.

No povoado Agrovila Boa Sorte, tem um grupo de artesã apoiadas pela Casa, que produzem tapetes e tem local certo para venderem seus produtos, também tem formado um grupo de teatro, que já se apresentaram na praça Melo Uchoa, no dia do Folclore com a peça “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna, e um grupo de dança do ventre, que já se apresentou em eventos culturais, escolas municipais e na própria comunidade. A Casa do Artesão faz parte do grupo de museus contemplados pelo Projeto Pontos de Cultura do Ministério da Cultura (Minc), em parceria com o Estado.

Disponível em Jornal Cazumbá, edição 70


0 comentários:

Postar um comentário