terça-feira, 19 de setembro de 2017

A frente da Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras, o prefeito Aleandro Passarinho (PDT), tem se mostrado atuante em todas as áreas da administração pública. Participativo no trabalho, com obras, na Educação, Saúde, Esporte e outros setores que abrangem a administração municipal.

Aleandro, sempre preocupado com a melhoria da qualidade de vida da comunidade Fortanogueirense, já implantou um dos projetos mais completos e bem sucedidos de intervenção urbana da cidade e falou dos desafios na administração municipal, a situação sócio-econômica da região, as conquistas do mandato e as perspectivas para o turismo local foram alguns assuntos tratados nesta entrevista. Veja!

Jornal Cazumbá­ – Prefeito Aleandro, me fale o que é administrar o município de Fortaleza dos Nogueiras?

Aleandro Passarinho – Eu encontrei e encontro muita dificuldades! Venho da iniciativa privada, na qual você trabalha em cima de metas, em cima de programações. No município, já é ao contrário, não tem uma receita fixa, a receita é invariável, inconstante e o que chega é insuficiente para todas as demandas que o município tem.

Costumo dizer que a administração é uma ciência como qualquer outra como a matemática, como a física, como a medicina, como o fisioterapeuta como qualquer coisa, só que ela divide em quatro parâmetros: planejamento, organização, controle e execução, se qualquer gestor hoje que se preza não tiver o conhecimento mínimo de administração não consegue administrar de forma alguma o muito com tão pouco.

JC - Em oito meses, o Senhor já conseguiu organizar a casa e conhecer a real do município e suas demandas?

AP- Sim, com certeza. Nós pegamos o município completamente destruído, aqui não tinha nada, não tinha saúde, educação, estrutura e em oito meses já recuperamos o município. Hoje, temos saúde de primeira qualidade, já transformamos o hospital, praticamente, em uma clínica, climatizamos toda a enfermaria, colocamos poltronas de acompanhantes para os pacientes e duas ambulâncias, inclusive uma SEMI-UTI.  Recuperamos toda a estrutura do município como você esta vendo agora, nós estamos inaugurando ruas asfaltadas graças a Deus e graças ao Governo do Estado do Maranhão. Então, é planejamento, organização, controle e execução, é saber fazer e querer fazer.

JC –  O programa Mais asfalto é uma parceria que está dando resultado com o Governador do Estado?

AP- Se não fosse o Governador do Estado nós não estaríamos hoje inaugurando obras. Graças a Deus o Mais asfalto é um programa do Governo Estadual que veio em boa hora e veio para ajudar, para motivar os prefeitos, que graças a Deus e ao Governador Flávio Dino nós estamos hoje inaugurando obras e estamos muito felizes, porque estamos cumprindo com o prometido a população; a cidade estava destruída e o povo não aceitava aquela situação, então em oito meses conseguimos asfaltar a cidade quase que toda com o programa Mais asfalto.

JC- O município acabou de receber uma viatura novinha e toda equipada da polícia militar. Essa é também fruto da parceria com o Governo do Estado? Como que se deu essa conquista?

AP- Sim, a viatura é parceria do Governo Estadual; entramos com pedido em outubro depois das eleições e o Governador se sensibilizou com o nosso pedido, fizemos parte do grupo político dele, sou do PTD. Então, tivemos a felicidade de ser contemplado no primeiro lote de viaturas do Maranhão, e ficamos muito felizes com essa parceria e pelo Governador estar reconhecendo o nosso apoio. Aqui, em nosso município ele teve quase 72% da sua votação.

JC- E em relação a educação, como estão os projetos? Aqui também tem escola digna?

AP- Pra você ter ideia a primeira escola digna no Maranhão foi construída aqui. Fomos privilegiados de novo pelo Governo do Estado. Inauguramos a primeira escola digna na cidade e o Governo tem dado maior atenção para nós, em todos os aspectos, nos apoiando. Somos muito agradecidos ao Governador Flávio Dino por ele estar com bom olhos para nosso município.

JC- Fortaleza dos Nogueiras além da agropecuária também tem vocação natural para o turismo, que acabou de ser inserido no mapa turístico do Estado.  Como o senhor analisa essa vocação? 

AP- Não tinha sido inserido antes por questões políticas. Os gestores que me antecederam não tinham interesse em alavancar essa atividade, porque não viam o turismo como uma fonte de renda para o município. Eu, já vejo o turismo como uma grande fonte de renda para o município, que agrega muitas pessoas nesse processo de economia, e muita gente fatura com o turismo.

Então, estamos em um município riquíssimo em balneários, em cachoeiras inexploradas; eu particularmente, como empresário da região, já investi pesadamente e desde 2007 fiz um balneário aqui e de lá pra cá não parei de investir, adquiri outro patrimônio que também tem uma cachoeira lindíssima e estamos acreditando no turismo. Tenho certeza que o turismo vai ser uma atividade comercial mais promissora daqui em diante em nosso município.

JC- O senhor tem dialogado com o gestor do turismo do Estado em relação a desenvolver atividades no município?

AP- Eu estive com o Secretário do turismo do Maranhão, Diego Galdino por duas vezes e já participei de alguns seminários no Maranhão, também fui informado das exigências, que tinha que criar o fundo do turismo no município com uma lei e já foi criado e que deveria criar o conselho do turismo, que já foi criado também. Além disso, nós estamos dentro do parâmetro Estadual e Nacional.

Estive em Brasília, no Ministério do Turismo no qual fomos orientados de que o município não poderia conveniar com nenhum órgão Federal para o benefício da comunidade em relação ao turismo, porque não estávamos inserido no roteiro do turismo e hoje, nós estamos inseridos, graças a Deus. A nossa equipe, com nossos esforços, buscou e tem buscado se inteirar dos benefícios, que vai ajudar muito o nosso município.

JC- Uma das grandes exigências do turismo é a mão-de-obra de qualidade. A sua administração está buscando conveniar, com o Sebrae, Senac para preparar essa mão-de-obra para bem receber os turistas e visitantes?

AP- Sim, com certeza; o Sebrae já esteve aqui e o Senac já fez curso na cidade e fez reuniões com a equipe hoteleira, com a equipe de restaurante, de lanchonete. Nós estamos prontos pra receber qualquer turista do Maranhão, aqui vai ser bem acolhido. Temos uma boa rede hoteleira na nossa cidade, temos lanchonetes maravilhosas e um povo preparado para acolher com muito carinho, com muito afeto e com uma gastronomia fantástica.

JC- Como o senhor consegue conciliar a atividade de prefeito e empresário?

AP- Sim! estou sendo prefeito e não quero continuar na vida política, estou aqui para fazer meu trabalho como gestor, mas sou da iniciativa privada, gosto da iniciativa privada eu sou do ramo da saúde, tenho uma empresa de medicamentos e também atuo na área de lazer aqui com uma boate, um restaurante e uma academia. Eu gosto da área de fazer as pessoas felizes.

Foto: Divulgação/Rede social:Aleandro Passarinho

0 comentários:

Postar um comentário