terça-feira, 19 de setembro de 2017
A Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) é parceira do IV Festival Internacional de Folclore e Turismo, que ocorre de 22 a 30 de setembro na capital. A abertura será nesta sexta-feira (22), na Praça Maria Aragão, às 20h30. O Festival é uma iniciativa da World Association of Performing Arts (WAPA) e Council Internacional Dance (CID), órgãos ligados à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) presentes em mais de 122 países, que se destacam na realização de festivais e encontros Internacionais de Folclore do mundo.

Além da Unesco, realizam o Festival a Comissão Nacional de Folclore e Comissão Municipal de Folclore e Brilho da Ilha Produções. As secretarias de Estado de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social também são parcerias do evento que tem apoio do Shopping da Ilha, Livraria Amei e Valparaíso Acqua Park.

A programação inclui apresentações artísticas, seminários e palestras entre os grupos, promovendo o intercâmbio artístico e cultural entre os povos. "O festival é uma parceria da Prefeitura com secretarias estaduais e entidades privadas que fortalecem o rico folclore maranhense, pois faz esse intercâmbio com culturas de outras cidades e países. É muito importante iniciativas em que a sociedade civil e poder público fazem um esforço coletivo para a promoção de políticas culturais que garantam a manutenção e preservação das nossas manifestações culturais e de outros povos", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.

São Luís sediará pela quarta vez o evento. O evento recebe as delegações internacionais de Cuba, Polônia, Estados Unidos, Paraguai e Colômbia e as delegações nacionais dos estados do Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Rio de Janeiro e Maranhão, além da presença de 15 representantes da Unesco.

O Festival conta com a presença do diretor e organizador do seminário WAPA, Lairton Guedes; da representante do Conselho Internacional da Dança (CID), Marcela Hourqueble; presidente da Comissão Nacional de Folclore (CNF), Severino Vicente; representante da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e presidente WAPA Secção Sudeste, Diego Dionizio; da folclorista e presidente da WAPA Secção Centro-Oeste, Marlei Sigrist; antropólogo e psicanalista Eduardo Benzatt; presidente WAPA Brasil Clerton Vieira, entre outros. O príncipe da família real sul-africana, Zolani Mikiva, acompanha a delegação.

HISTÓRICO

Em 2014, São Luís recebeu pela primeira vez na Praça Maria Aragão 150 artistas entre as delegações internacionais e nacionais da Argentina, Colômbia e Estônia, Pará e Ceará. Participaram ainda do Festival mais de 25 grupos da cultura local, entre eles os mais importantes grupos de bumba boi do Maranhão.

No ano de 2015, as delegações internacionais do México, Estados Unidos, África do Sul, Itália e Peru e as delegações nacionais do Pará e Ceará, contribuíram para que São Luís fosse definitivamente incluída pela Unesco no roteiro dos grandes eventos internacionais de folclore no mundo.

Em 2016, 17 representantes de vários continentes estiveram em São Luís, para avaliar o Festival e estudar a possibilidade da extensão do evento à outras cidades do Maranhão, a exemplo de São José de Ribamar, que vai receber uma apresentação nesta edição de 2017.

GRUPOS CULTURAIS
Cuba - Compañia de Danzas Folkloricas Cubanas Somos
Colômbia - Ballet Folklorico Bochica
Estados Unidos - Xocoyote
Polônia - Folkloricas Dance Lany de Pozinan
Paraguai - Puente kijha Jeroki
Ceará - CIA Txai de Danças Populares
Pará - Bfam - Ballet Folclórico da Amazônia
Paraíba - Pisada do Sertão
Rio Grande Do Norte - Bois de Reis Sete Estrelas
Rio de Janeiro - Grupo Fera Show

PROGRAMACÃO

SEXTA-FEIRA (22/09)
Praça Maria Aragão, às 20h30

SÁBADO (23/09)
Praça Maria Aragão, às 20h30
Espigão Costeiro de São José De Ribamar, às 19h

DOMINGO (24/09)
Missa das Nações na Igreja Rosário dos Pretos, na Rua do Egito, às 10h
Feirinha São Luís, na Praça Benedito Leite, no Centro Histórico, às 11h

26, 27 e 28/09
Shopping Da Ilha, às 19h

27 e 28/09
Seminário Estadual "Cultura, Educação e Turismo: Desafios para o Século XXI", promovido pela Wapa/ Unesco, na Livraria Amei, no São Luís Shopping, às 14h30

SÁBADO (30/09)
Baile das Nações na Casa de Arte Barrica, com a participação do Bicho Terra e o Boi Brilho da Ilha.

0 comentários:

Postar um comentário