sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Desde o início da gestão, o governador Flávio Dino tem investido na ampliação de acesso e na melhoria dos serviços de saúde oferecidos para a população. Através do trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), investimentos por todo o estado têm contribuído com a construção de um Maranhão melhor para todos. Em São Luís, os avanços na saúde demonstram o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da capital e da qualidade de vida de seus moradores.

Uma das ações que comprovam a responsabilidade do poder público estadual com a cidade de São Luís é o Mais Saúde. O projeto, executado em parceria com a Prefeitura de São Luís, tem o objetivo de intensificar em bairros da capital serviços na área da assistência básica e consultas especializadas. A ação – que também agrega uma diversidade de atividades como consultas especializadas, oficinas, entretenimento para o público infantil, vacinação de cães e gatos e emissão do cartão do SUS – já realizou mais de 21 mil atendimentos na região do Itaqui-Bacanga. A proposta do projeto é contemplar todos os bairros da capital.   

“Uma saúde de qualidade. Esse é o presente que queremos oferecer aos ludovicenses não só no dia do aniversário, mas para todo o futuro de São Luís. Muito já implementamos e muito mais desejamos realizar. São com iniciativas próprias e em diálogo e parceria com o poder público municipal que estamos avançando e consolidando na cidade serviços importantes e atendimento especializado que antes não eram oferecidos à população”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Outro presente do Governo do Estado para São Luís é a Casa de Apoio Ninar. Localizado na capital do estado, o local foi reformado e adaptado para oferecer condições adequadas de atendimento e acolhimento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. A casa e as ações do projeto beneficiam moradores de todo o estado, inclusive os da capital maranhense. “O espaço público, antes acessível a poucos privilegiados, voltou para o seu verdadeiro dono que é o povo maranhense”, enfatizou Carlos Lula.

Avanços são também contabilizados na área materno-infantil. Inauguramos em São Luís, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, a primeira Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Materna do estado, que garante maior segurança no atendimento das parturientes. Ainda para ampliar os cuidados na área materno-infantil na capital, o Governo inaugurou, na Maternidade Benedito Leite, o segundo Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo do mundo. Com outro localizado em Balsas, o Governo amplia acesso de mulheres a métodos anticoncepcionais, além de realizar o acompanhamento de casos de abortamento e violência sexual. 

Ações no Hospital de Câncer do Maranhão também se destacam entre as iniciativas do Governo do Estado para o desenvolvimento dos serviços especializados na capital. A unidade proporciona à população assistência médica e com capacidade para consultas, exames, cirurgias e tratamentos de ponta na área oncológica, em média e alta complexidade. Desde agosto de 2014 até julho de 2017 foram realizados 108.786 atendimentos de urgências oncológicas na unidade. 

O Governo investe também na oferta de novos serviços para a população. O Estado oferecerá atendimento especializado no Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO) do Maranhão. O novo Hospital disponibilizará 44 leitos, 10 deles para Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três centros cirúrgicos, onde serão realizadas, em média, 400 cirurgias por mês. O hospital disponibilizará, ainda, atendimento ambulatorial com marcação de consultas, análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, tomografia, eletrocardiografia e agência transfusional.

Além da continuidade do projeto Mais Saúde na capital e da instalação do Hospital de Traumatologia Ortopédica (HTO) do Maranhão, o Governo do Estado prossegue com o andamento de outras ações na área da saúde. O poder público estadual está trabalhando para a conclusão de obras como o Hospital do Servidor, o Centro Odontológico de Crianças e Adultos – Sorrir e Casa de Apoio do Hospital de Câncer do Maranhão. Com os serviços, a população de São Luís e de todo o estado ganha reforço no atendimento especializado.      

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acrescentou que além dos investimentos em São Luís, o Governo do Estado acaba beneficiando a capital com as ações desenvolvidas no interior do Maranhão. “O desenvolvimento da rede de saúde no estado tem se dado de forma organizada e planejada. Trabalhamos a saúde de forma regionalizada, preenchendo os vazios assistenciais com ações como a entrega dos hospitais regionais. Assim, favorecemos o acesso da população aos serviços que antes eram (quando eram) disponibilizados apenas na capital”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário